domingo, 29 de março de 2009

Mercados



– Ora, ora, viva o meu amigo! Então por aqui parado à espera que chova por estas bandas?– Exclama o Miller surpreendido.
– Pois...veja o Senhor Miller: há tantos anos que vivo aqui, no sopé do Monte da Lua e nunca tinha feito uma visita ao interior do Palácio da Vila. É sempre assim, casa de ferreiro espeto de pau. – Responde o Aselha do Mar.
- Ah! Ah! Muito engraçados esses vossos provérbios e muito boa ideia, essa de viajar dentro do próprio quintal. Eu já lá fui quando cheguei a Portugal há muitos anos...- responde o Miller numa mistura de ironia com cortesia.
-Aí é que está! Acabei de saber que, afinal, hoje está encerrado. Assim...acho que vou na mesma até à Vila, ver como está o mercado... – Conta o Aselha.
-O mercado? Qual deles o de capitais?! Pergunta sorridente e brincalhão o estrangeiro de rosto sardo e olhos azuis clarinhos.
- Não, Não! Por enquanto não me meto nisso...- diz receoso o Aselha.
- Eh! Eh! Não? Não me diga que não lhe interessam os negócios, os mercados líderes e as questões globais...
-De facto, Senhor Miller, esses mercados de gravatas, acções e outras tentações nem sempre são fáceis e o perigo de o nagalho se partir porque se apostou no cavalo errado é enorme. É preciso ter muita arte para se ser líder com esta concorrência! Olhe...talvez se exija tanta competência como aquela que lançou para o mundo as palavras de Byron e os quadros do Van Gogh. Não me meto nisso...O Senhor lá sabe desses assuntos empresariais. Eu vou fazer uma incursão ao mercado abastecedor. A ver se arranjo umas sementes de girassol, algumas nabiças, alfaces que não tenham perdido o aroma natural na arca congeladora do hipermercado e, talvez, um pé de laranjeira para aumentar o pomar.
- Muito bem. Mas veja lá, deveria interessar-se por outros mercados. Nos tempos actuais, o musgo da serra e as palavras de Byron não são produtos bem cotados como sabe....Apesar do alarido que se tem sentido nos mercados ambientais, sobre os benefícios dos líquenes na alimentação dos homens, tenho cá as minhas dúvidas. Bem, vou andando que se faz tarde e ainda acabam os jornais. Faça boa feira e tenha atenção aos valores na bolsa. Não desvalorize a arte da compra e da venda e tenha em conta os empréstimos forçados. – Despediu-se o estrangeiro com um aceno discreto desaparecendo na bruma da Várzea.

O Miller lá foi para as bandas do quiosque dos jornais. Naturalmente foi comprar o Expresso, o Financial Times, o Diário Económico, talvez outros semanários e um pacote de Amphora Full Aroma para o Peterson. A seguir tomará algo no Café da Ponte e voltará ao volante do seu Jaguar para a casa apalaçada, escondida no manto verde da Serra. Passará uma tarde distinta sentado na poltrona colocada em frente da lareira da sala a meditar nas melhores estratégias de compra e venda de capitais.
O Aselha do Mar tomou o eléctrico e sentou-se perto da janela para poder sentir o ar puro e húmido da manhã. Até chegar aos pintos e às bancas das alfaces, dos frascos de mel, das azeitonas, dos tremoços e outros aromas do mercado municipal, aproveitou para respirar os odores da terra e da natureza. Numa lassidão de ternura deixou-se roçar pelas folhas triangulares dos plátanos inclinados sobre a linha.
Voltará no mesmo eléctrico, a respirar o aroma aveludado e mágico que combina cheiros de saloios, fumos das chaminés e outros bálsamos rurais. Quererá memorizar os perfumes das heras e das buganvílias entrelaçadas nas muralhas antigas. Guardará ainda, antes de chegar à sua Casa Sobre o Mar, os salpicos de musgos verdes fundidos e confundidos nos recantos sombrios e nos retalhos de luz daquele mercado único.

3 comentários:

Blimunda disse...

Esta poetisa de "sua Graça" pelos vistos mesmo no inverno continua a dar belos passeios pela serra que a inspiram a este ponto. Será isto um belo conto ou uma oportuna reportagem?
Continuo na minha ...se ela não tivesse mais nada para fazer, aconselhava-a a só escrever. De certo que podia viver disso, melhor que as Margaridas R P ou as Inês P.

zigoto disse...

A Graça B. pode e deve escrever, escrever e só escrever tudo o que tem para dizer ao mundo e só ela sabe como.
Se não o fizer, perderemos mais do que uma vocação, ou promessa de potencial anunciado e desperdiçado.
Ficaremos a desconhecer uma escritora, se calhar com a gaveta cheia de textos preciosos...
O Cacimbo confia que alguns críticos literários e editoras leiam os textos que a Graça aqui tem publicado.
Se o fizerem, estou certo que não perderão a oportunidade de enriquecera literatura portuguesa... e não só, com uma escritora que merece ser publicada.

Graça Brites disse...

Estimada Blimunda,

Nã, nã, no Inverno costuma estar muito frio e muita humidade. Esta passeata já tem algum tempo. Agora sim, já começa a ser oportuno ir outra vez tirar mais notas e observar mais umas figurinhas para escrever mais uns nacos de prosa. O Miller estava lá a comprar a jornalada toda no quiosque da Várzea de Colares. Nunca me poderia passar despercebido porque gosto muito do aroma do tabaco de cachimbo. E depois, bem...foi o Jaguar. Não acho piada a carros. Só preciso que andem quando eu preciso e nada mais, mas o Jaguar não é um carro, é mais um verdadeiro automóvel, elegante e sedutor. Não preciso de um, mas gosto de olhar para ele.
O Aselha do Mar também estava por ali à espera do eléctrico que vinha da Praia das Maçãs a caminho de Sintra. Pois pareceu-me que gostariam de travar umas palavritas um com o outro e foi assim que os pus a conversar. :)

Muito obrigada pelas tuas palavras que, acredita são um estímulo enorme.


Zigoto,

Não tenho uma gaveta cheia de textos, são mais folhas soltas no meio dos livros, misturadas com a papelada do trabalho, nas agendas, nos blocos de notas, em cadernos e caderninhos, em cds e pen drive, em post-its, no meu pc e nos da família. Enfim é um desgoverno, uma desarrumação e uma indisciplina completa.:)) E eu que gostava tanto de ser arrumadinha, mas nestas coisas é impossível.

Como à Blimunda, estou muito agradecida pelas tuas palavras simpáticas e encorajadoras.