sábado, 28 de março de 2009

Alexandre Herculano...Foi Escritor, Historiador e Poeta...

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo (Lisboa, 28 de Março de 1810Santarém, 13 de Setembro de 1877) foi um escritor da era do romantismo, um historiador, um jornalista, e um poeta português.
Índice
1 Biografia
2 A obra
3 Obras principais
-3.1 Poesia:
-3.2 Teatro
-3.3 Romance
-3.4 Romance histórico
-3.5 História
-3.6 Opúsculos
-3.7 Outras obras
4 Algumas obras disponíveis em formato digital na Internet
5 Bibliografia sobre Alexandre Herculano
6 Referências
.
FELICIDADE
.
Mas, enfim, eu te achei, meu consolo;
Eu te achei, oh milagre de amor!
Outra vez, vibrará um suspiro
No alaúde do pobre cantor.
.
Eras tu, eras tu que eu sonhava;
Eras tu quem eu já adorei,
Quando aos pés da mulher enganosa
Meu alento em canções derramei.
.
Se na terra este amor de poeta
Coração há que o possa pagar,
Serás tu, virgem pura dos campos,
Quem virá a minha harpa acordar?
.
In “A Geração de 70”
.
Excerto do poema N'um Album da obra Poesias de Alexandre Herculano
.
«Esta poesia é tua:
Eu já a ouvi e amei;
Mas hoje nem a entendo,
Nem repeti-la sei.
.
Assim, meu nome só
Escreverei aqui;
Som vão, intelligivel
Apenas para ti;»

Sem comentários: