quinta-feira, 26 de março de 2009

LE PEN FORA DA PRESIDÊNCIA DO PE


Clique na imagem para ampliar.
.
Jean-Marie Le Pen pode ser impedido de presidir à sessão inaugural do Parlamento Europeu, saído das próximas eleições.
.
Um direito que lhe assiste pela circunstância de, aos 8o anos, ser o decano no hemiciclo de Estrasburgo. Mas as diatribes de Le Pen e as suas afirmações negacionistas do holocausto uniram as principais famílias políticas, que lhe querem retirar a honra da presidência. A proposta de impedimento partiu dos socialistas e dos ecologistas, mas os conservadores, através de Joseph Daul, já se associaram.
.
A mais recente tirada de Jean-Marie Le Pen classifica as câmaras de gás nazis de mero detalhe da história: “Sou persuadido a dizer que as câmaras de gás foram um detalhe da história da guerra mundial. Isto é uma evidência, isto é uma evidência”.
.
Por esta e por outras, os eurodeputados prometem fazer tudo, para impedir que se sente na cadeira da presidência. Na proposta, pode ler-se que as suas teses negacionistas “o desqualificam para presidir, nem que seja por um segundo”, ao Parlamento.
.
Para isso, será alterado o regulamento interno que atribui a presidência da sessão inaugural ao mais velho deputado.
EN

2 comentários:

Anónimo disse...

Os eurodeputados andam muito distraídos. Há décadas que se sabe quem é Le Pen e o que pensa. Só agora abriram os olhos com mais esta escorregadela sobre o Holocausto. Haja Deus que estamos todos muito bem representados em Estrasburgo.

zigoto disse...

Em Estraburgo e não só. Minha cara Blimunda, repare que no Vaticano também "estamos" representados ao mesmo nível, com uma diferença, ou talvez não: os (euro)deputados são eleitos pela generalidade dos cidadãos e os Ratzingers pelo conclave de onde sai fumo. Mas como já viu neste blogue, também há cidadãos que defendem a estupidez deste Ratzinger. Calculo que sejam os mesmos que elegem criaturas sinistras como o Le Pen, têm saudades do Botas e gostavam que o Hitler tivesse ganho a guerra.
De qualquer forma, julgo que seremos capazes de lhes travar o passo, nem que seja a rir-mo-nos à gargalhada na cara deles. É que o ridículo de tais criaturas não merece mais do que isso.