sábado, 28 de março de 2009

Banha-da-cobra...

O Primeiro-Ministro descobriu um novo desígnio nacional: "Se querem dar um contributo ao país, para haver mais emprego, por favor instalem painéis solares em casa", apelou. Perante o galopar do desemprego e da pobreza, é esta a solução do governo: começar a casa pelo telhado.
.
Aliás, para Sócrates, o bom português adquire Magalhães e painéis solares. Patriota usa dispositivos comparticipados pelo Estado. Porém, esse computador, apresentado como o primeiro luso, emprega tecnologia estrangeira. E nem a língua respeita. Os painéis, dizem os especialistas, são um embuste porque consomem mais energia eléctrica que solar. Gato por lebre, portanto.
.
Entretanto, falham políticas estruturadas de energia. Este Governo nunca irá sequer debater, por exemplo, a canalização das mais-valias desse sector estratégico para o investimento público, transformando-o num instrumento de política económica, social e até ambiental.
Já se sabia que Sócrates prefere a propaganda e o título de vendedor do mês de portáteis, painéis e afins.
.
Mas pior que um Primeiro-Ministro se colocar como perito em telemarketing, é reduzir o executivo à publicidade enganosa e o rumo do país ao papel de consumidor.
Mesmo que seja para se vender a si próprio ainda este ano.
Joana Amaral Dias
in CM

Sem comentários: