terça-feira, 24 de março de 2009

500 lugares a visitar antes que desapareçam


Destinos ameaçados por guerras, alterações climáticas ou por acção natural do tempo

O guia «Frommers» publicou no final do ano passado o livro «500 places to see before they disappear» (500 lugares para ver antes que desapareçam). A autora. Holly Hughes, seleccionou dez desses destinos que de alguma forma vão desaparecer devido a questões climáticas, a guerras ou por pura acção do tempo, noticia a Globo.

«Escolhi lugares que estão em perigo por vários motivos. Não são apenas paisagens naturais ou que estejam em risco por causa de mudanças no clima. Inclui até coisas como o autocarro de dois andares de Londres, que se tornou obsoleto e corre risco de ser retirado das ruas, mas que é uma atracção marcante da cidade», explicou Holly Hughes.

A autora afirma que «queria que as pessoas percebessem que vivemos num mundo com um ritmo acelerado de mudança por varios motivos», explicando que «há lugares no Iraque, por exemplo, que são importantes, merecem visitas, mas que correm risco de desaparecer. Não recomendaria que ninguém fosse lá agora, mas é algo que é preciso levar ter consideração. Temos que pensar nas consequências da guerra».

Um dos motivos para fazer o guia foi a questão dos Budas gigantes de Bamiyán, no Afeganistão, destruídos pelos talibãs «e são insubstituíveis».

«Algumas das atracções que incluí no livro já passaram a receber uma atenção especial e podem deixar de correr risco. É o caso do refúgio das águias carecas de Oregon, que vai ser protegido pelo governo. Há agora uma maior protecção do parque de Everglades, na Flórida. Não digo que o livro tenha trazido essas mudanças, mas acho que pode ajudar nesse tipo de acção».

O turismo também pode ajudar a salvar alguns destes lugares. Quando há visitantes a gastar dinheiro no local, as autoridades entendem que esse lugar pode ser rentável. «Isso vê-se na Amazónia, onde pequenos hotéis transformam-se numa fonte de rendimento. Preservar o ambiente passa a ser uma obrigação».

Hughes fez uma longa pesquisa e contou com a ajuda de todos os autores de guias do grupo, que cobre todo o planeta. Recebeu sugestões de lugares que mereciam atenção especial pelo risco que correm.

Dos destinos seleccionados constam o Parque de Everglades nos EUA, o Vale dos Reis no Egipto, as Linhas de Nazca no Peru, as Ilhas Galápagos no Equador, o Monte Kilimanjaro na Tanzânia, Bali na Indonésia, o Rio Mekong na Tailândia, a Floresta Sherwood na Inglaterra, a Reserva Biosfera Michoacan Monarch México e Pompeia em Itália.

In Portugal diário

Sem comentários: