sexta-feira, 6 de março de 2009

OS GOLPES DA GALP

Desenho "A Evolução do Roubo".
.
Lembro-me de ter lido, por diversas vezes, comentários nos jornais sobre o atraso temporal da Galp em acompanhar as reduções de preços internacionais dos combustíveis. A Galp era “suspeita” de ser muito rápida em aumentar os preços dos combustíveis quando estes aumentavam e muito lenta em os reduzir quando estes diminuíam de preço.
.
Agora é mesmo evidente que a Galp utilizou essa táctica como meio para maximizar lucros, conclusão que se retira por lucros tão elevados. A Galp conseguiu ganhar 105 milhões de euros a mais no final do ano passado com esse expediente muito simples mas eficaz, que foi notado na altura e que os meios de comunicação social denunciaram de forma insistente.
.
Ora esse método de ganhar “uns cobres” extra era condenável por ser oportunista e nada ético. Porque era feito pela “calada”, sem nada dizer aos consumidores, e contra a ética do negócio. Mais atenta a aspectos formais, a CMVM puniu a Galp com uma multa (simbólica, porque ridícula em comparação com o ganho obtido) em 75 mil euros mas por outras razões não relacionadas com lucros abusivos. A administração da Galp, se pagou a multa, deve estar com um sorriso nos lábios. Valeu a pena enganar os “papalvos”.
.
Este país está a saque. E ainda falam do banditismo, da escalada de assaltos. Isto não é também uma forma de banditismo?

1 comentário:

zigoto disse...

È, é, e mais:
a cambada que tomou conta da governança é mais semelhante a um bando de malfeitores do que ao que quer que lhe possamos chamar.Continuam impunemente a sacar tudo o que podem. Até quando? Até ao momento em que tiverem de prestar contas.
Esse momento, talvez esteja mais próximo do que eles pensam.