sexta-feira, 20 de março de 2009

Bento XVI e a Sida em Áfirca



De um prezado Camarada de Armas, e Amigo desde que estivemos na Frente Leste de 1970 em Angola e, depois, em muitas e variadas ocasiões (nem sempre de acordo) - mas que até me visitou quando recentemente estive internado no Hospital Militar -, tive o prazer de receber um email a propósito do postal publicado em O Cacimbo, sob o título:
Um Papa mais do que controverso
Em que em suma, exprimiu estas opiniões:

“Divulgas umas coisas muito giras.
Mas às vezes metes-te noutras em que não te deves meter.
1.ª - Deixa o Papa em paz! Ele fala para os católicos. É um problema de disciplina religiosa, só aplicável nos crentes que aceitam a jurisdição do Papa. Como acho que não és desse rebanho, não é nada contigo - passa adiante!
2.ª - O preservativo não deixa passar líquidos. Mas, como é poroso, deixa passar humores (do dicionário, qualquer fluido contido num corpo organizado, produto mórbido e líquido de um corpo orgânico, humidade) que podem transportar células e, consequentemente, espermatozóides ou vírus. Logo - já foi denunciado por cientistas - o preservativo não é 100% seguro. Por isso, mesmo no plano científico, o alerta do Papa não é assim tão descabido...”


Por enquanto, limitei-me a responder aquilo a que directamente me disse respeito.
Se O Cacimbo fosse um blogue unipessoal e, ou os postais publicados a respeito das AFIRMAÇÕES PÚBLICAS do Papa Bento XVI se limitassem a ser uma opinião pessoal minha… talvez não sentisse necessidade de publicar este postal.

Mas é claro que não! Já muita gente e até Estados se pronunciaram, Tenho-me limitado a dar conhecimento do que Bento XVI propaga aos quatro ventos e a exprimir o que penso acerca disso. Além disso, limito-me a ser administrador deste blogue que, felizmente, também pertence a outros autores.

Para melhor elucidação – e com integral respeito pelo anonimato desse meu Amigo, e assumpção da minha identidade - sinto-me obrigado a publicar a nossa troca de impressões. Faço-o para que os outros autores, e os nossos leitores, saibam que há quem discorde... mas não usa a faculdade de o exprimir livremente a sua opinião. Será por medo da censura que por aí já vai andando? Não sei. Só quem discorda mas não tem coragem de o fazer publicamente saberá com que linhas se cose. Aqui fica a minha resposta:

“Como sabes, O Cacimbo permite todo o tipo de comentários sem qualquer filtro ou censura.
Já que é essa a tua opinião, preferia que a publicasses naquilo que tu consideras “coisas muito giras” e mais: “mas às vezes metes-te noutras em que não te deves meter”.
Não sei se devo considerar isso um aviso “amigo” - de quem sabe que já andam a pau com a liberdade de expressão que o ordenamento jurídico e constitucional ainda me garante, e pretendem impedir-me que a utilize, ou uma ameaça (e cito) “mas às vezes metes-te noutras em que não te deves meter” (sic).

Bem.
Na primeira hipótese, cá estarei para responder a quem ache – e já te deves ter apercebido que abundam por aí os “achistas” (normalmente muito bem pagos) a fazer propaganda e ameaçar quem divulga a sua opinião, isto é: a pensar pela sua cabeça, a dizer o que pensa e a pensar (n)o que diz. Conhece-mo-nos suficientemente bem para tu saberes que nunca abdiquei, não abdico nem abdicarei de cumprir e exercer os meus direitos de cidadania.
Aproveito – em nome da nossa velha amizade, com os altos e baixos a que nenhum de nós é alheio – para te pedir que repares no seguinte:
- O Papa não é um ignoto cidadão que palra para revistas cor-de-rosa ou tablóides; é o Chefe da Igreja Católica; é também o Chefe de Estado do Vaticano
- Tudo o que diz – excepto a missa que reza para os católicos – é ouvido, interfere e diz respeito a todo o mundo;
- Portanto, cabe a todo e qualquer cidadão consciente ouvir e pronunciar-se livremente acerca das opiniões PÚBLICAS E DIFUNDIDAS MUNDIALMENTE por que Papa seja, incluindo este Bento XVI.

Respeito a tua discordância, com uma diferença, acho que tens todo o direito de te “meteres” naquilo que por bem entenderes, desde que não o faças anónima e cobardemente.
Do que de ti conheço, estou certo que serás capaz de publicar a tua discordância no blogue O Cacimbo.

Uma abraço amigo

Álvaro Fernandes”

1 comentário:

zigoto disse...

O Camarada e Amigo aqui referido mandou-me outro email garantindo que só não publicou o seu comentário - já transcrito - por não saber fazê-lo e autorizando-me a identifica-lo, pois pretende "colaborar" no blogue.
Registo o pedido e, de futuro, sempre que receber emails com a mençao expressa de que se trata de um comentário, identificarei o autor.
Neste caso, e por agora, acho que seria "chover no molhado" pois considero o assunto encerrado com o postal que dirigi genericamente a quem nos lê, intitulado "Por respeito aos nossos leitores".