terça-feira, 16 de setembro de 2008

Maria Callas...A diva do canto lírico do Séc.XX...

Maria Callas
Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923Paris, 16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica de ascendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos.
Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto
Callas possuía uma voz poderosa que, embora não se destacasse pela beleza do timbre, possuía amplitude fora do comum. Isto permitia à cantora abordar papéis desde o alcance do mezzo-soprano até o do soprano coloratura.
Com domínio perfeito das técnicas do canto lírico, possuía um repertório incrivelmente versátil, que incluía obras do bel canto (Lucia de Lammermoor, Anna Bolena, Norma), de Verdi (Un ballo in maschera, Macbeth, (La Traviata) e do verismo italiano (Tosca), e até mesmo Wagner (Tristan und Isolde, Die Walküre).
Apesar destas características, Callas entrou para a história da ópera por suas inigualáveis habilidades cênicas.
Levando à perfeição a habilidade de alterar a "cor" da voz com o objetivo de expressar emoções, e explorando cada oportunidade de representar no palco as minúcias psicológicas de suas personagens, Callas mostrou que era possível imprimir dramaticidade mesmo em papéis que exigiam grande virtuosismo vocal por parte do intérprete - o que usualmente significava, entre as grandes divas da época, privilegiar o canto em detrimento da cena.
Muitos consideram que seu estilo de interpretação imprimiu uma revolução sem precendentes na ópera.

Índice
.
1 Biografia
. 2 Vida pessoal
. 3 Características
. 4 Gravações
. 5 Em Portugal
. 6 Referências
. 7 Ver também
. 8 Ligações externas
Maria Callas : " Habanera "

Sem comentários: