segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Bocage...O poeta nasceu há 243 anos...

Bocage

Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765Lisboa, 21 de Dezembro de 1805), poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano.
Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.
Índice
. 1 Vida
. 2 Filmes e séries
. 3 Bibliografia
. 4 Ligações externas
. 5 Notas
Poema...
.
Lá quando em mim perder a humanidade
.
Lá quando em mim perder a humanidade
Mais um daqueles, que não fazem falta,
Verbi-gratia – o teólogo, o peralta,
Algum duque, ou marquês, ou conde, ou frade:
.
Não quero funeral comunidade,
que engrole sub-venites em voz alta;
Pingados gatarrões, gente de malta,
Eu também vos dispenso a caridade:
.
Mas quando ferrugenta enxada idosa
Sepulcro me cavar em ermo outeiro,
Lavre-me este epitáfio mão piedosa:
.
"Aqui dorme Bocage, o putanheiro:
Passou a vida folgada, e milagrosa:
Comeu, bebeu, f*deu sem ter dinheiro."

Sem comentários: