quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Agostinho Neto...primeiro Presidente de Angola Livre...29º Aniversário da sua morte...

Agostinho Neto
António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de Setembro de 1922Moscovo, 10 de Setembro de 1979) foi um médico angolano, formado na Universidade de Lisboa, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979.
Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prêmio Lênin da Paz".
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a
Guerra Colonial Portuguesa ou Guerra do Ultramar como também é conhecida.
Foi preso pela PIDE e deportado para o Tarrafal, sendo-lhe fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962.
.
Um poema de Agostinho Neto
.
Voz do sangue
.
Palpitam-me
os sons do batuque
e os ritmos melancólicos do blue
.
Ó negro esfarrapado do Harlem
ó dançarino de Chicago
ó negro servidor do South
.
Ó negro de África
.
negros de todo o mundo
.
eu junto ao vosso canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos.
.
Eu vos acompanho
pelas emaranhadas áfricas
do nosso Rumo
.
Eu vos sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a vossa Dor
meus irmãos.
(in A renúncia impossível)

Sem comentários: