segunda-feira, 9 de março de 2009

Gerardo Mello Mourão...Foi um Poeta e Escritor Brasileiro...

Gerardo Mello Mourão (Ipueiras, 8 de janeiro de 1917Rio de Janeiro, 9 de março de 2007) foi um jornalista, poeta e escritor brasileiro.
Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil.
Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior.
Católico praticante, pertenceu ao movimento
integralista, tendo estado preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere cinco anos e dez meses (19421948).
Já na maturidade, foi candidato a uma cadeira na
Academia Brasileira de Letras e foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Em 1999 ganhou o Prêmio Jabuti pelo épico Invenção do Mar.
Índice
1 Viagens
2 Diversos
3 Doença e morte
4 Obras
5 Ligações externas
.
Eram três mil violas a bordo
.
Eram três mil violas a bordo
quando chegaram:
três mil violas e ainda poucas
para chorar saudades de Portugal e poucas
para o canto que me espuma no sangue
porque mi corazón de trovar non se quita
herdei todas as violas
são minhas as violas
são minhas as guitarras, os violões
a harmônica de Gesú Mello, a rabeca de Josa e a flauta
e o berimbau que Pedro Simão tocava nos dentes em Ipueiras
são minhas as violas: no formal de partilha me tocaram
três mil violas da maruja e me tocaram
as saudades e as penas de amor e o desafio
e a gemedeira
do bojo delas
e a louvação dos valentes;
e três mil violas não bastam
para o canto dos machos à janela das fêmeas
no pais dos Mourões:
!que poucas
para a endeixa de amor que ao teu ouvido
mi corazón
de trovar non se quita!

Sem comentários: