quinta-feira, 26 de março de 2009

A NOSSA GALÁXIA TEM MILHÕES DE "TERRAS"

Galáxia espiral perfeita, semelhante a nossa Via Láctea (foto Nasa).

Teve lugar recentemente o encontro anual da American Association for the Advancement of Science em Chicago.
.
O Dr. Alan Boss, do Carnegie Institution of Science, apresentou aos presentes uma comunicação sobre astronomia em que afirmou que poderia haver na nossa galáxia cem mil milhões de planetas idênticos à Terra e que alguns desses planetas poderiam ser habitados por diversas formas de vida em diferentes estados de desenvolvimento tal como a ciência os conhece hoje na Terra.
.
Tal possibilidade, tendo por base uma simples interpolação probabilística, é cada vez mais clara devido aos indícios disponibilizados pelo progresso tecnológico. Até agora, os modernos telescópios foram capazes de detectar pouco mais de 300 planetas fora do nosso Sistema Solar.
Muito poucos desses planetas, porém, seriam capazes de sustentar vida porque a maioria são gigantes gasosos sem superfície definida como o nosso Júpiter e muitos orbitam tão perto de suas estrelas que qualquer bactéria teria de sobreviver a temperaturas abrasadoras. Mas, com base neste número limitado de planetas encontrados até agora, o Dr. Alan Boss estimou que cada estrela de tamanho médio, portanto com longevidade capaz de permitir a criação de vida em planetas em órbita, possuirá pelo menos um planeta semelhante à Terra.
.
Este simples cálculo significa que haveria um grande número de planetas capazes de suportar vida. "Não só grande número deles serão provavelmente habitáveis mas, entre esses, alguns serão habitados", disse o Dr. Boss em entrevista à BBC News. "Mas eu acho mais provável que os mais próximos das condições da Terra são ou vão ser habitados com formas de vida que talvez sejam comparáveis às que a Terra possuiu há três ou quatro mil milhões de anos atrás".
.
Isso significa formas de vida bacterianas. Mas isso não exclui formas de vida mais complexas, multicelulares, que se mantém como uma sedutora probabilidade.
.
Dr. Boss espera que a missão Kepler da Nasa, cujo lançamento será efectuado este mês, possa identificar nos próximos anos alguns exoplanetas com condições físicas análogas às da Terra (abundância de água em estado líquido, atmosfera protectora, efeito de estufa moderado, temperaturas amenas) capazes de criar e sustentar vida.
.
Trabalhos recentes efectuados na Edinburgh University tentou quantificar quantas civilizações inteligentes poderiam existir fora do nosso Sistema Solar. Só na nossa galáxia o cálculo de probabilidades aponta para cerca de cem mil milhões. O número total relativo ao Universo é incalculável.
Reuter (excertos).

3 comentários:

Abacaxi disse...

As ideias do Papa sobre as maneiras de conter a SIDA fazem apelo às mais velhas teorias da Igreja e aos seus dogmas habituais. Por muito bem intencionadas que elas sejam, temos a obrigação de ser adultos e raciocinarmos com pleno conhecimento da natureza humana, em vez de pensarmos com modelos idealizados, teóricos, apenas porque obedecem a um molde ideológico qualquer que ele seja, católico, ou não.

Em suma, as afirmações esplanadas nesta justificação são puramente teóricas, nada têm a ver com a realidade. Nesta matéria (falamos de SIDA), temos de ser pragmáticos.

zigoto disse...

Meu caro Abacaxi
Espero que o meu Camarada e Amigo Ribeiro Soares também leia este teu comentário.
Talvez o ajude a raciocinar...
Mas, pelo que ultimamente nos tem enviado para o blogue.. parece que prefere "provocar-me" - com as alevosias do Ratingzer que. depois de Cardeal chegou a Papa - do que, como católico - que suponho ser- pedir à Cúria Romana que convide essa criatura a abdicar.

Abacaxi disse...

Caro Zigoto:
Embora pareça excessivo pedir que o Papa actual abdique da função, se pensarmos nas responsabilidades que lhe cabem pelas suas atribuições comcluímos que seria o melhor que poderia acontecer ao mundo em geral, e não apenas ao mundo católico.

O Papa não deve ser apenas um comissário político, um servidor de ideias feitas de acordo com um molde ideológico redutor, ultrapassado e limitativo da representação do mundo em que vivemos.

No Papa não vive no Céu, mas na Terra como todos os mortais. Portanto, deve ser uma fonte criadora de soluções concretas para os problemas do mundo concreto em que vivemos, pela simples razão que as religiões devem servir os Homens e não o contrário.

O conceito de que os Homens é que devem servir as religiões é conservador e retrógrado, portanto fora do tempo actual. Foi praticado durante séculos pela Igreja Católica e produziu os excessos que a História regista e que atingiram o seu apogeu com a "Santa"(?) Inquisição.

A propósito disso, lembro que os crimes praticados pela Igreja de então, por se considerar detentora da verdade única e absoluta, são a mancha histórica que envergonha os países civilizados da Europa de hoje, continente de que muito me orgulho de pertencer. Contudo, esses crimes continuam impunes e a Igreja continua sem ajustar as contas com o seu passado e sem reajustar o seu pensamento com as exigências das sociedades actuais, "como se demonstra pela figura junta".

Um abraço, meu caro amigo.