segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

POUPAR NO COMBUSTÍVEL DO CARRO

Leia estas dicas se deseja economizar dinheiro quando abastece o seu carro. O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos e afirma que estes conselhos serão proveitosos caso sejam seguidos com seriedade.
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1º.Truque: Encher sempre o depósito pela manhã cedo.
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As temperaturas ambiente e do solo são mais baixas de manhã. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Quando a terra e o ar estão mais frios, a densidade da gasolina, ou do diesel, é maior. O contrário passa-se durante o dia, quando a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se, aumentando de volume e reduzindo a sua densidade. Por isso, se encher o depósito ao meio-dia, ou à tarde, ou ao anoitecer, o litro de combustível não será o mesmo litro da manhã. Na indústria petrolífera a densidade específica e as temperaturas do solo e do ar têm um papel muito importante e são cuidadosamente vigiadas. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões de distribuição é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura ambiente, para que cada galão vertido na cisterna do camião seja carregado da maneira mais favorável para a empresa que vende.
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2º Truque: Quando encher o depósito, não aperte a pistola no máximo.
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Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola de combustível, a velocidade de enchimento pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao abastecer mais lentamente, cria-se menos vapor, porque há menos perda de componentes voláteis que são fundamentais no rendimento da combustão e produzem mais potência no motor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num volume mais eficaz. Se encher o depósito apertando a pistola no máximo, há maior agitação do líquido a verter para o depósito do carro e maior perda de componentes voláteis do precioso líquido devido à evaporação. Ao fazer isso, produz-se menos potência na queima do mesmo volume de combustível líquido.
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3º. Truque: Encher o depósito antes que este fique abaixo da metade.
Quanto mais combustível houver no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que se pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível com o objectivo de reduzir a evaporação ao mínimo.
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4º Truque: Não encher o depósito quando o posto estiver a ser reabastecido, nem imediatamente depois.
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Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna a abastecer os tanques subterrâneos dessa estação de combustíveis (ou se acaba de os reabastecer) evite abastecer nesse momento, se puder. Ao fazê-lo, uma vez que o combustível foi remexido nos tanques e os sedimentos depositados no fundo foram levantados, há maior possibilidade de abastecer o depósito do carro com combustível sujo e provocar entupimento dos filtros e dos tubos do circuito de alimentação do motor.
(Recebido por Email).

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