É urgente evitar os erros do passado. A crise de 1929 trouxe desemprego, miséria e fome. A insegurança generalizou-se.
Para defender as empresas e os postos de trabalho, ergueram-se barreiras proteccionistas, começando nos EUA. Recusaram-se empregos, por razões xenófobas e racistas. Surgiram ‘salvadores’, prometendo o regresso da segurança e da prosperidade, com pulso de ferro. Pulularam os extremismos, os nazismos, os fascismos, alguns deles em nome dos trabalhadores. Tudo acabou na Segunda Guerra Mundial.
Já se ouve: "rua" com os trabalhadores estrangeiros – "empregos britânicos para trabalhadores britânicos". Preparam-se medidas proteccionistas barrando as fronteiras a produtos estrangeiros, como a cláusula ‘buy american’ introduzida pelo Congresso no projecto de estímulo à economia proposto por Obama. Merkel recusa ao BCE emitir "fundos de tesouro europeus" para garantir liquidez aos governos da União.
Existe UE ou cada um trata de si?
Loureiro dos Santos
in CM
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
A UE é uma farsa e uma redonda mentira onde os grandes ditam as regras e conduzem os pequenos pela arreata para onde mais lhes convém.
Ah... e também serve muito bem para aqueles que tiveram a sorte de ser deslocalizados para Bruxelas por um ou vários mandatos.
Enviar um comentário