sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Agostinho da Silva...Filósofo e um Grande Português...Nasceu há 103 anos...

George Agostinho Baptista da Silva (Porto, 13 de Fevereiro de 1906Lisboa, 3 de Abril de 1994), foi um filósofo, poeta e ensaísta português.
O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como a mais importante qualidade do ser humano.
Agostinho da Silva pode ser considerado um filósofo prático e empenhado através da sua vida e obra, na mudança da sociedade.
Biografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_da_Silva
.
A quem faz pão ou poema
só se muda o jeito à mão
e não o tema.
.
Atingira um silêncio tão de espanto
que era todo universo à sua volta
um seduzido canto.
.
E posto que viver me é excelente
cada vez gosto mais de menos gente.
.
Não sei quem manda na vida
mas a quem for eu me entrego
e o que queira me decida.
.
Pé firme leve dança
que o saber seja adulto
mas o brincar de criança.
.
(in Uns Poemas de Agostinho)
.
"Cartas a um jovem filósofo"
.
“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”
.
"Agostinho da Silva-Um Pensamento Vivo"

Sem comentários: