segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Às portas da União Europeia


As operações militares russas na Ossétia do Sul estão perto do final. A garantia foi dada pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, esta segunda-feira, de acordo com a agência noticiosa Interfax.

«Uma parte significativa das operações para forçar as autoridades da Geórgia à paz na Ossétia do Sul está concluída», afirmou o chefe de Estado. De acordo com Medvedev, a capital da região georgiana, Tskhinvali, «está sob o controlo de um contingente russo de manutenção de paz reforçado».

Entretanto, os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 (o grupo dos países mais industrializados do mundo) irão realizar uma reunião através de conferência telefonica, esta segunda-feira, com a finalidade de avaliar a situação na Ossétia do Sul. Este anúncio foi feito pelo secretário de estado britânico dos assuntos europeus, Jim Murphy.

Recorde-se que esta segunda-feira aviões russos bombardearam os radares do aeroporto internacional da capital da Geórgia, Tbilissi. A cidade de Gori, no centro do país, também foi fustigada por bombardeamentos.

Sarkozy vai a Moscovo

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, que assume a presidência rotativa da União Europeia, deu conta que o chefe de Estado da Geórgia, Mikhail Saakashvili, «aceitou, praticamente, todas as propostas da UE» e está «decidido em conseguir a paz».

Enquanto Bernard Kouchner se deslocou este domingo à capital da Geórgia, garantiu que o presidente gaulês, Nicolas Sarkozy, tem prevista para amanhã uma ida a Moscovo, de forma a conseguir um entendimento por parte das autoridades russas, de forma para a sanar o conflito.
In Portugal diário

Sem comentários: