segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A fisga


Sob o título de primeira página "Agentes do fisco convidam-se para festas de casamento", o semanário Expresso informa que "Entram nas quintas no dia da boda e levam a agenda de eventos, os contactos dos noivos e dos fornecedores e identificam os funcionários".
Sem pôr em causa o combate à fuga e evasão fiscal, muito pelo contrário, não deixo de achar curiosa - para não lhe chamar outra coisa - esta modalidade de actuação dos fiscais de impostos. Além disso, não me parece que seja por aí que o gato vá às filhoses e se apanhem os infractores e criminosos que, realmente, põem em causa a legítima cobrança de impostos devida ao Estado.
Parece-me que o tema daria um excelente filme de Woody Allen e mais:
faz-me lembrar o Vadinho, um saboroso personagem do romance "Dona Flor e seus dois maridos" de Jorge Amado, especialista, entre outras habilidades menos convenientes do que audaciosas, em entrar à penetra (leia-se sem convite como os fiscais de impostos) em tudo o que fosse boda.
Só foi apanhado na boda da filha do comandante da polícia militar.
Aguarda-se com expectativa que os agentes do fisco, travestidos em Vadinhos, penetrem na boda da filha do comandante da nossa GNR...

1 comentário:

Anónimo disse...

Vou já ver se consigo o contacto do Woody Allen para em parceria com ele ( eu dou-lhe o mote) fazer-mos um grande filme sobre estes "cromos" da ASAE. Sempre ganho umas "coroas" para ajudar a pagar os impostos com que as finanças nos bombardeiam a toda a hora.