sábado, 2 de agosto de 2008

A opinião do ex-inspector Gonçalo Amaral...

Descubra as diferenças
“A investigação criminal não tem de ser politicamente correcta”.

.Aqueles que me conheceram pela Comunicação Social formaram uma opinião com base na minha ligação ao chamado caso Maddie.
Durante a investigação, mesmo depois de ter sido afastado, fui alvo das mais terríveis acusações por parte da imprensa britânica, por alguns comentadores de serviço da nossa praça e por um senhor, cujo papel não se entende muito bem, chamado Clarence Mitchell.
Nas vésperas da publicação do livro que conhecem, este senhor foi enviando avisos: que eu "tivesse muito cuidado" – pasme-se!
Quero deixar claro que considero inaceitável este tom vindo de um súbdito da mais velha Democracia do Mundo.
Cuidado, porquê? Porque posso escorregar numa casca de banana caída no passeio? Será que o senhor Mitchell está preocupado com a minha segurança ou saúde? Não creio. Todos percebemos o seu tom ameaçador.
Em Portugal, não estamos habituados a que nos falem assim. Nem tão-pouco é essa a opinião que temos do povo britânico, mas há sempre alguns que destoam.
Uma investigação criminal não tem de ser politicamente correcta nem temer ameaças veladas. O livro apenas tem factos e não contém nenhuma acusação.
Assim se vêem as diferenças.
Gonçalo Amaral, Ex-coord. investigação Criminal
in CM

1 comentário:

zigoto disse...

Pois é, como dizia o outro: não estão habituados, habituem-se...
Aliás, numa época em que o único valor é o dinheiro, não surpreende tudo o que se passou, e continua a passar em torno do desaparecimento da Maddie.
Quanto a factos, factos provados, a verdade é que a criança desapareceu sem rasto.
Para além disso, o outro facto provado é que muita gente tem ganho dinheiro com, e à custa, do desaparecimento da criança.
É o dinheiro, é o dinheiro a puxar os cordelinhos. Habituem-se.