quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A bomba atómica sobre Hiroshima foi há 63 anos


"Little Boy" ("menininho", ou "rapazinho", em português) é o nome de código de uma bomba atómica largada sobre Hiroshima, no Japão, na Segunda-feira 6 de Agosto, 1945. Sendo largada a partir do B-29 Superfortress, Enola Gay pilotado pelo então [tenente-coronel] Paul Tibbets, a cerca de 31.000 pés (9450 m) de altitude. O engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (JST) a cerca de 600 m do solo, com uma explosão de potência equivalente a 13 kton de TNT.

Foi a primeira das duas únicas armas nucleares que foram utilizadas em guerra.

A Mk I "Little Boy" tinha 3,2 m em comprimento, 71 cm de largura e pesava 4000 kg. O design tinha um mecanismo igual a uma arma para explodir uma massa de urânio-235 e três anéis de U-235, iniciando uma reacção nuclear em cadeia. Continha 60 kg de U-235, no qual 0.7 kg submeteram a fissão. O urânio foi enriquecido nas enormes fábricas de Oak Ridge, no Tennessee, durante o Projecto Manhattan.

Aproximadamente 70.000 pessoas foram mortas como um resultado directo da explosão, e um número parecido de pessoas foram feridas. Um maior número de pessoas foram morrendo após a explosão devido ao resultado de radiações após o ataque "inverno nuclear" e cancro[1]. Muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos crianças nasceram com deformações.

Não existe consenso sobre o real número total de vítimas mortais, debate em relação ao qual podem ser obtidas informações no seguinte site sobre esta questão: [2] e [3].

Referências

  1. [1]

Ver também


Sem comentários: