domingo, 3 de agosto de 2008

Corrente de opinião socialista organiza debate

"Não haja ilusões! O primeiro-ministro pode vir dizer, como disseram ao longo de mais de duas décadas os seus antecessores, que com esta revisão é que se vai melhorar as condições dos trabalhadores, a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento do país, que isso não altera a realidade: daqui a uns tempos vamos constatar, como aconteceu no passado, que estamos pior". Esta declaração é de Manuel Carvalho da Silva, líder da CGTP, entrevistado pela "Ops", uma revista on-line editada pela Corrente de Opinião Socialista de Manuel Alegre, e que foi lançada em Julho.

Neste primeiro número, dedicado ao sindicalismo e ao trabalho, há textos de várias proveniências, de dentro e de fora do PS. A Manuel Alegre cabe escrever o editorial, onde denuncia que "a esquerda em Portugal e na Europa atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história". "Com a queda do muro de Berlim esperava-se a emergência do socialismo democrático. Mas o que veio foi o capitalismo global, a globalização desregulada, passe o paradoxo, pelas regras do banco Mundial, do FMI, da OCDE e outras organizações internacionais, que fizeram do neo-liberalismo um novo pensamento único".

É contra isto que nasce a revista.


Nuno David, militante do PS e professor no ISCTE, é o editor da revista. Ao DN, diz que o objectivo é "reflectir o socialismo democrático face aos desafios da sociedade global, num momento em que é extremamente importante mobilizar novas ideias para o PS e para a esquerda".

Para Nuno David, estamos num "tempo de mudança": "A conflitualidade social leva-nos a crer que os modelos neoclássicos não convergem necessariamente para um equilíbrio e o bem-estar social". Aqui, neoclássico significa neoliberal.

Ana Sá Lopes, Pedro Saraiva, Arquivo DN

Recebido por email

Sem comentários: