quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bush ameaça, Rússia continua a destruir alvos

Continuam a surgir dados contraditórios sobre a situação no Cáucaso. Depois da Geórgia ter acusado os russos de não estarem a cumprir o cessar-fogo, agora é a vez da Rússia dizer que as acções do seu adversário na Ossétia do Sul continuam.

Bush avisa: «Rússia tem de cumprir a palavra»
Geórgia: tropas russas rumo a Tbilissi?

Um porta-voz do ministério da defesa referiu que as forças militares russas abaterem dois aviões espiões da Geórgia quando sobrevoavam Tskhinvali, a capital da Ossétia do Sul. Um dos aviões não-tripulados foi abatido na noite de terça-feira e o outro já esta manhã, o que «contraria as informações de que a Geórgia tinha encerrados todas as actividades militares no território».

Portugal pode enviar tropas

Entretanto, a União Europeia revelou estar disponível para ajudar a garantir o cessar-fogo, sendo que podem ser enviadas para o local tropas portuguesas.

«Não vemos necessidade de nos envolver num teatro que nos é muito estranho, mas estamos disponíveis para ter uma participação simbólica», disse o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, no final de uma reunião dos chefes das diplomacias da UE na capital belga, segundo a TSF.

«O importante é que o cessar-fogo seja sustentável, que a ajuda humanitária seja mobilizada e chegue às populações e que, a longo prazo, tudo seja feito para garantir equilíbrios que garantam a paz e a estabilidade», frisou.

In Portugal Diário

Sem comentários: