terça-feira, 13 de maio de 2008

LADRÕES À SOLTA


Os preços dos combustíveis deverão sofrer o 15º aumento do ano à meia-noite, subindo 3 cêntimos na gasolina e no gasóleo, segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Anarec) que considera nova subida «escandalosa».

Segundo o presidente da Anarec, Augusto Cymbron, o preço do gasóleo passará dos actuais 1,339 euros para os 1,369 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,449 euros, para os 1,479 euros.

De acordo com a agência «Lusa», o responsável considera assim «escandaloso» que as gasolineiras insistam em aumentar o preço dos combustíveis, numa «especulação pura» do mercado, remetendo para o lucro reportado no primeiro trimestre pelas principais empresas do sector.

«Olha-se por exemplo para o resultado da BP no 1º trimestre, que obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado, e percebe-se. Como é que podem continuar a argumentar que os aumentos do combustível são motivados pela alta do petróleo?», questionou.

«Não sabemos onde e quando isto vai parar»

Augusto Cymbron lembra ainda, a propósito, que o Ministério da Economia e da Inovação anunciou que pediu à Autoridade da Concorrência para que analise, com urgência, a formação do preço de combustíveis em Portugal, de forma a garantir que este reflicta os custos de produção.

«É escandaloso que as subidas continuem a este ritmo, não sabemos como e quando isto vai parar», concluiu o presidente da Anarec.

Sem comentários: