quinta-feira, 29 de maio de 2008

BOICOTE INQUALIFICÁVEL

O texto abaixo do cartaz, que iria ser enviado aos sócios da AOFA, ilustra bem a importante iniciativa a que metêramos ombros, na sequência do aprovado na última Assembleia-Geral, e que merecera a concordância de Suas Exas. os Chefes de Estado-Maior dos três Ramos das Forças Armadas.

Inesperadamente, por pressões da tutela, o indispensável apoio da Força Aérea (FA) acabou por nos ser retirado.

Vimo-nos na contingência de explicar a situação aos nossos convidados, com o esclarecimento que imediatamente se segue, mas propondo-lhes estarem presentes no jantar, uma vez que, por decisão do Conselho Nacional, este se mantém na vertente de homenagem a ex-dirigentes da AOFA que se notabilizaram na defesa do Estatuto da Condição Militar, garantindo, na retaguarda, o respeito por Valores que enformam a Instituição Militar, essenciais aos nossos camaradas que, como outros o fizeram no passado, em longínquos teatros operacionais, honram o nome de Portugal.

Venha estar connosco no próximo dia 4 de Junho, na Messe da FA, em Monsanto, a partir das 19H30 (preço 23 euros).

Inscreva-se, utilizando o número do telemóvel 967875930 ou e-mail aofa@sapo.pt

Tomará parte numa jornada de Reconhecimento e de Justiça, em que terá a oportunidade de trocar opiniões de forma livre e aberta sobre o momento que vivemos.

Serão homenageados:

COR ART Duarte Figueira – sócio nº 1 da AOFA

CALM Vítor Crespo – ex-Presidente do Conselho Deontológico

MGEN PILAV Martins Rodrigues – ex-Presidente da Assembleia-Geral

Esperando contar com a sua presença,

Cordialmente

Alpedrinha Pires

COR ART – Presidente da AOFA

CENSURADO


ESCLARECIMENTO – ALTERAÇÃO (enviado aos convidados)

A Lei Orgânica nº 3/2001, de 29 de Agosto, estabelece no seu artigo 2º, entre outros, o direito das associações de militares promoverem “iniciativas de carácter cívico que contribuam para a unidade e coesão dos militares em serviço efectivo nas Forças Armadas e a dignificação dos militares no País e na sociedade” e “actividades…,mediante prévia autorização hierárquica, sobre assuntos de natureza exclusivamente técnica”.

Deste modo, depois de obtida a necessária concordância de Suas Exas. os Chefes do Estado-Maior dos três Ramos das Forças Armadas, programou a AOFA iniciativas que visavam apresentar a um conjunto de convidados seleccionados (deputados, magistrados, ordens profissionais, associações patronais e laborais, organizações de diversos tipos, analistas, jornalistas especializados, etc.), as missões que as Forças Armadas vêm desempenhando no exterior, com base em intervenções de oficiais que as têm comandado.

O título genérico escolhido para os eventos, “Uma Missão por Portugal”, dizia bem, só por si, dos objectivos que a AOFA pretendia atingir.

A primeira dessas iniciativas foi marcada para o próximo dia 4 de Junho, tendo como palco a Messe da Força Aérea, contando com as intervenções dos oficiais que comandaram o Aeroporto de Cabul, no Afeganistão, e a missão de Air Policing, nos Estados Bálticos.

Infelizmente e quando nada o fazia prever, por razões a que a AOFA é totalmente alheia, fomos impossibilitados de materializar essa iniciativa conforme tinha sido concebida e anteriormente autorizada.

A AOFA tem que lamentar que não lhe seja permitido contribuir para uma melhor percepção do papel que os militares, e, particularmente, os oficiais, desempenham na sociedade que se honram de servir, cumprindo-lhe, por isso, apresentar desculpas pelo sucedido aos Exmos Senhores Convidados.

Fá-lo a contragosto, ciente de ver frustradas expectativas, expressas antecipadamente por muitos dos que confirmaram ir estar presentes.

Mas do evento, para além do reconhecimento público demonstrado a oficiais que honram Portugal em distantes teatros operacionais, constava uma singela homenagem a ex-dirigentes da AOFA que, na retaguarda, pugnaram denodadamente por ver garantido o respeito pela Condição Militar.

Face ao sucedido, faz ainda mais sentido homenagear os ex-dirigentes que se notabilizaram na defesa dos Valores que enformam a Instituição Militar.

A AOFA mantém, por isso, a iniciativa, nessa vertente, e ser-lhe-á muito grato continuar a contar com a presença dos Exmos. Senhores Convidados.

Em nome da AOFA, muito gratos pelas encorajadoras palavras de apreço e incentivo perante a iniciativa e desolados por não podermos corresponder-lhes completamente,

Com os melhores cumprimentos

O PRESIDENTE DA AOFA

Carlos Manuel Alpedrinha Pires

COR ART

Para melhor esclarecimento, consulte:

http://www.aofa.pt/

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto já me faz lembrar o tempo da outra senhora...

Anónimo disse...

Ainda a procissão vai no adro!