sexta-feira, 30 de maio de 2008

AGORA É QUE VÃO SER ELAS...

Principais portos totalmente parados. Armadores e pescadores falam em 100% de adesão.

Os principais portos de pesca estão parados a 100% devido à greve no sector das pescas e o único peixe fresco comercializado em Portugal é de quinta-feira, disse à Lusa fonte da Associação dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI).

Os pescadores e armadores portugueses iniciaram às 00:00 de hoje uma greve por tempo indeterminado devido ao aumento do preço do gasóleo, juntando-se aos sectores pesqueiros de Espanha, Itália e França.

Em declarações à agência Lusa o líder da ADAPI, António Miguel Cunha, disse que a paralisação é de 100% nas principais lotas, nomeadamente Matosinhos, Aveiro, Sesimbra, Portimão, Peniche, Quarteira e Olhão.

De acordo com este dirigente, os comerciantes não vão ter onde se abastecer, garantindo que o único peixe fresco foi vendido quinta-feira.

"À medida que o tempo avançar e nos afastarmos de quinta-feira vai deixando de existir peixe fresco", disse António Miguel Cunha.

Na Madeira, os armadores e pescadores madeirenses já anunciaram que, embora solidários com a luta dos companheiros no Continente, não vão aderir à greve em protesto pelo aumento dos combustíveis, porque a situação está minimizada no arquipélago com o apoio concedido desde 2004 pelo Governo Regional.

Nenhuma embarcação saiu para o mar em várias lotas

A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca garantiu hoje que "nenhuma embarcação saiu para o mar" nas várias lotas do Algarve e nos portos de Sesimbra, Figueira da Foz, Peniche, Póvoa e Matosinhos, devido à greve.

António Macedo, dirigente da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca e do Sindicato de Pesca do Norte, referiu hoje à Lusa que a paralisação é de 100% naqueles portos, os principais para o sector da pesca.

Apesar da greve, muitos pescadores "estão a marcar presença junto das várias lotas para dar visibilidade aos seus protestos", adiantou.

Este dirigente referiu que o único peixe fresco que está hoje à venda foi pescado quinta-feira.

In DN

2 comentários:

Anónimo disse...

Bolas.
Estive o ano todo à espera de comer boas sardinhas este Verão...
Se mandarmos o governo ao mar, talvez sirva de isco aos tubarões.
Do mal, o menos.

Anónimo disse...

Como diria a Maria Antonieta...não há sardinhas comam caracóis! Que os há bem bons mas vindos, segundo a fornecedora, de Marrocos...Os nossos estão incomestíveis de tão magrinhos com a fome que apanharam.