sábado, 31 de maio de 2008

A obra do arquitecto português Álvaro Siza Vieira «vai marcar toda a América Latina nos próximos anos», considerou sexta-feira, em Porto Alegre, o ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, na cerimónia de inauguração do Museu Iberê Camargo, escreve a Lusa.

«O Porto português de Álvaro Siza Vieira, com a sua magnífica Serralves veio desaguar aqui e intensificar a sua actualidade no Porto Alegre brasileiro, desenhando novo horizontes para a luso-tropicalidade», sublinhou Gilberto Gil.

Em representação do Presidente do Brasil, Lula da Silva, o ministro afirmou que «o trabalho de Siza Vieira é intensamente transcontinental e marcadamente atlântico, dando lições aos arquitectos brasileiros».

«Acho que o projecto do Museu Iberê Camargo é a melhor forma para comemorarmos o Ano Ibero-americano de Museus que está a acontecer em 2008», vincou.

Primeira obra de Siza na América do Sul

Primeira obra de Siza Vieira na América do Sul, O Museu Iberê Camargo levou o arquitecto a vencer, em Setembro de 2002, o Prémio de Ouro da Bienal de Arquitectura, em Veneza.

Siza Vieira foi o vencedor de um concurso realizado por uma fundação, criada em 1995 para divulgar a obra do pintor expressionista brasileiro Iberê Camargo (1914-1994), nascido no Rio Grande do Sul.

O trabalho de Siza Vieira mereceu ainda elogios de outras individualidades presentes na cerimónia.

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, manifestou-se encantado com a obra do arquitecto português, considerando que o edifício «parece uma escultura».

Presidente do museu deliciado

Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do museu, declarou que a obra projectada por Siza Vieira «consegue unir a tecnologia de um grande projecto arquitectónico moderno e a relevância da obra do pintor Iberê Camargo».

«Depois da inauguração desta obra de arte, criada por um dos arquitectos mais famosos da actualidade, tenho a certeza que a cidade de Porto Alegre vai ganhar um outro fôlego cultural e artístico«, afirmou por seu lado José Fogaça, presidente do município de Porto Alegre.

«A partir de hoje a cidade de Porto Alegre não é mais a mesma e o próprio rio Guaíba ganha mais vida», disse a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius.

In Portugal Diário

Sem comentários: