quinta-feira, 29 de maio de 2008

A GREVE JÁ COMEÇOU


A greve das pescas prevista para começar à meia-noite desta quinta-feira em protesto contra o aumento dos combustíveis antecipou o regresso das embarcações de arrasto à lota de Olhão, mas os preços não inflacionaram, constatou a Lusa.

Os quatro arrastões que deveriam aportar hoje à noite na doca de Olhão foram chegando ao longo do dia e o último deles, «O Lobo», é esperado ao fim da tarde, disse à Lusa uma fonte da lota local.

«Avisámos os nossos associados de que deveriam acostar mais cedo e eles estão a fazer isso», disse à Lusa o presidente da Associação de Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio, António da Branca.

Sublinha a propósito que o pré-aviso de greve engloba todos os pescadores, sejam da pesca de arrasto, do cerco, ou artesanal, embora estes últimos ¿ a maioria dos profissionais de pesca ¿ só saiam para o mar de madrugada e regressem à tarde, pelo que os que hoje saíram já se encontram todos em terra.

Convicto de que «mais vale estar parado do que perder dinheiro todos os dias», o líder associativo anuncia que ele e os colegas deverão fazer alguns piquetes, para evitar desembarques indesejados ao longo dos próximos dias.

«Não é uma ameaça mas também não deixa de ser», enuncia António da Branca, que aconselha eventuais «fura-greves» a descarregarem no largo da Câmara Municipal de Olhão, de maioria socialista.

In Portugal Diário

Pelos vistos, este Verão a dieta portuguesa vai ser carnívora.

Resta saber se nem sardinha assada aparece no prato dos Santos Populares. Aliás, a ASAE já tinha ameaçado fiscalizar os arraiais de Santo António, São João e São Pedro. Assim sendo, talvez se limite ao arresto de martelinhos de alho-porro, contrafeitos, é claro. Ou a levar com algum no toutiço…

Sem comentários: