terça-feira, 20 de maio de 2008

AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS EM MISSÕES DE PAZ NO ESTRANGEIRO

Segundo o DN de hoje, os Chefes de Estado-Maior da Armada, Exército e Força Aérea deram luz verde a uma iniciativa da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), para dar a conhecer as acções desenvolvidas pelos militares nas operações de paz no estrangeiro.

“Face à escassa informação que chega à opinião pública [em especial sobre as operações no Afeganistão], achámos desejável” divulgar o que têm feitos as Forças Nacionais Destacadas desde 1996 (início da missão na Bósnia), com base nos testemunhos de oficiais que comandaram essas unidades, disse ao DN o presidente da AOFA, coronel Alpedrinha Pires.

A AOFA “pretende dar a conhecer experiências que possam consolidar a imagem do papel que as Forças Armadas desempenham e, a partir daí, contribuir para uma melhor percepção das missões e da sua utilidade potencial para o País”, sublinhou Alpedrinha Pires, adiantando que a primeira dessas apresentações vai realizar-se a 4 de Junho, centrando-se em duas operações a cargo da Força Aérea: o comando do aeroporto internacional de Cabul (2005) e a defesa aérea dos países bálticos (2007).

Recorde-se que o desempenho dos militares portugueses tem sido internacionalmente reconhecido, tanto a nível político como militar. Mas, além desses elogios públicos, a verdade é que se sabe pouco do que andam os militares a fazer, em particular em teatros de operações “a sério” como o Afeganistão, onde Portugal vai reduzir a sua presença a partir de Agosto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui está uma excelente iniciativa, que talvez contribua para o governo perceber para que servem as Forças Armadas que utiliza e trata tão mal.