quarta-feira, 14 de maio de 2008

SOLIDARIEDADE TABAGISTA


Senhor Primeiro Ministro

O facto de Vossa Senhoria ter decidido fumar umas cigarradas a bordo de um avião fretado pelo seu governo, desencadeou uma avalanche de notícias e comentários polémicos, a que nem consagrados constitucionalistas [tidos como ‘pais’ da Constituição que nos rege] se furtaram.

Sei que Vossa Senhoria anda pelas estranjas e ainda não se apercebeu do reboliço que por aqui vai, embora se tenha – talvez (mal) aconselhado pelos seus assessores de imagem e comunicação apressado a confessar algumas inconveniências que só serviram para dar trunfos a quem o critica por ter fumado a bordo de um avião.

E aí cometeu, permita-me que lho diga, o segundo erro – já que o primeiro foi fumar a bordo de um avião em voo – e, enquanto passageiro prevaricador, se dever limitar ao pagamento da respectiva multa de bom grado.

Enquanto Primeiro-Ministro, talvez lhe ficasse melhor apresentar desculpas pelo facto, do que fazer promessas extemporâneas que não cumprirá.

Já pensou na falta que lhe vai fazer a bengala da nicotina nos tempos mais próximos?

Ninguém melhor do que Vossa Senhoria calcula o stress que aí vem. Principalmente para si que vai ter de terminar a legislatura em manifesta crise social, económica e financeira, e pretende ganhar as eleições, o momento escolhido para esse sacrifício não podia ser pior.

Quando aterrar, pense melhor, e diga mais uma daquelas em que é especialista:

“Não foi isso que prometi, só pretendi dizer que tenciono um dia deixar de fumar (como tem feito com o resto das suas promessas), e hei-de cumprir.

Vá lá, não leve a mal nem amue.

E aproveite a opinião solidária deste velho tabagista que também pretende deixar de fumar.

Ps: já agora, veja lá se reduz ao menos os impostos sobre os combustíveis e o tabaco, já!

Álvaro Fernandes

Sem comentários: