sábado, 10 de maio de 2008

PARABÉNS, VANESSA!


Vanessa Fernandes conquistou este sábado, em Lisboa, o quinto título consecutivo de campeã europeia de triatlo.

A atleta portuguesa, de apenas 22 anos, atingiu a meta, localizada no Pavilhão Atlântico, com o tempo de 2h05m46s.

Nadia Cortassi, da Itália, e Lisa Norden, da Suécia, completam o pódio, a 39 e 58 segundos de distância de Vanessa, respectivamente.

Vanessa Fernandes bateu ainda mais um recorde. A portuguesa ultrapassou a marca do holandês Rob Barel, que conquistou quatro títulos consecutivos entre 1985 a 1988 no triatlo.

"Sou uma miúda cheia de sorte", disse hoje Vanessa Fernandes poucos momentos depois de se ter sagrado pentacampeã europeia de triatlo em elites, durante os campeonatos que se disputam no Parque das Nações, em Lisboa.

"Conquistar cinco campeonatos da Europa com esta idade significa que sou uma miúda cheia de sorte. Nasci onde nasci, com a família que tenho. Isto significa muito", afirmou Vanessa Fernandes.

A jovem, natural de Perosinho (Vila Nova de Gaia), disse não se considerar uma "fora de série", explicando que tem os mesmos objectivos que as adversárias, mas que talvez trabalhe mais, para ser cada vez melhor.

Com a voz um pouco embargada pela emoção, Vanessa dedicou a vitória de hoje a uma prima a quem foi diagnosticada leucemia há duas semanas.

"Estou a viver um momento de felicidade enorme, mas há outras pessoas da minha família que não estão bem. Quero dar-lhe muita coragem, e a outros que possam estar como ela, para lutar", disse, visivelmente emocionada.

Em relação à prova, Vanessa confessou que esperava mais das suas adversárias, desabafando: "são uma cambada de miúdas europeias".

"Estou muito satisfeita com a minha natação. Senti-me forte no ciclismo, mas elas estavam mais viradas em fazer ciclo-turismo para depois darem tudo na corrida. As australianas não fazem isso. Competem desde o início", lamentou Vanessa Fernandes, explicando que teve de "puxar um bocado demais" na corrida.

Candidata a uma presença no pódio dos próximos Jogos Olímpicos, Vanessa provou que não tem concorrência em termos europeus, tendo terminado hoje a prova em 2:05.45 horas.

Vanessa deu um avanço de 40 segundos à segunda classificada, a italiana Nadia Cortassa, e 59 segundos à terceira, a sueca Lisa Norden.

A jovem triatleta e a sua compatriota Bárbara Clemente, que na sua estreia em elites nos Europeus terminou em 33º lugar (2:17.45 minutos), sentiram o apoio do público no Pavilhão Atlântico, que à sua passagem gritavam os seus nomes.

"Ganhava muita motivação à passagem no Pavilhão", explicou Bárbara Clemente, que se sentiu desapontada com a posição alcançada, apesar de reforçar que, na estreia no escalão, está orgulhosa de ter terminado a prova disputada em casa.

Já a vice-campeã europeia, a italiana Nadia Cortassa, sublinhou o facto de, quando a Vanessa está em prova, as adversárias competirem para os segundo e terceiros lugares, dizendo estar muito satisfeita com a prova de hoje, enquanto a sueca Lisa Norden salientou que o terceiro lugar foi "muito bom" .

RCP.

Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande pujança física mas aprecio acima de tudo a sua grandeza moral. PARABÉNS Vanesssa Fernandes.