quarta-feira, 21 de maio de 2008

A ÚLTIMA EXPOSIÇÃO DO SÉCULO XX

A Última Exposição do Século XX

Inaugurada oficialmente a 21 de Maio de 1998, a EXPO'98, que decorreu em Lisboa de 22 de Maio a 30 de Setembro de 1998, foi um evento que se enquadrou no regime jurídico das exposições internacionais, definido pelo BIE - Bureau International des Expositions. Foi uma "exposição especializada" na medida em que foi enformada por um tema específico "Os Oceanos, Um Património para o Futuro", e nela não foi cobrada qualquer renda pelos pavilhões que a Organização da Exposição construiu para acolher as mostras expositivas dos Participantes Oficiais. A EXPO'98 integra-se numa riquíssima tradição de exposições internacionais, cujo início é comummente identificado com a Exposição de Londres de 1851.







A ideia da realização em Lisboa de uma exposição internacional surgiu no âmbito da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a qual tem por objecto um conjunto variado de acções tendentes a assinalar a relevância histórica dos descobrimentos portugueses das últimas décadas do século XV, culminando com a primeira viagem marítima à Índia, feita por Vasco da Gama, em 1498, e a comemoração da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500.

No entanto, a dimensão temática da EXPO'98 não se restringiu apenas à referida comemoração histórica, por mais importante que ela fosse. No tema da Exposição de Lisboa, foi sempre subjacente a necessidade de promover uma acrescida responsabilidade, individual e colectiva, para com a preservação dos oceanos, que ocupam 70% da superfície terrestre e dos quais se reconhece ser pouco o saber disponível.







O projecto global da EXPO'98 é um projecto estratégico para Portugal. Refere-se a ideia de "projecto global" porque nele se incluem dois projectos, estreitamente harmonizados entre si: a realização da Exposição Mundial de Lisboa e a regeneração urbana de uma área de cerca de 340 hectares, localizada privilegiadamente na parte oriental da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo.

A realização da Exposição, em si mesma da maior importância para Portugal, funcionou também como um motor de reabilitação urbanística e ambiental da referida área; o projecto de regeneração urbana permitiu criar a estrutura organizativa e económico-financeira capaz de acolher e englobar todas as valências implicadas na realização da Exposição.



Estas páginas procuram transmitir a perspectiva global do que foi a Exposição Mundial de Lisboa que durante 132 dias acolheu cerca de 11 milhões de visitantes.

O Tema

Mais Informação

Participantes

Mais Informação

Recinto

Mais Informação

Serviços ao Visitante

Mais Informação

Eventos

Mais Informação

Publicações

Mais Informação

Foi Notícia...

Mais Informação

Início da Página


Página Anterior

http://www.parquedasnacoes.pt/images/naveg_grupo.gif

Página Seguinte


Fim da Página


© 1998, 2003 Parque EXPO 98, S.A.
Envie os seus comentários para info@parquedasnacoes.pt
Mantido por webmaster@parquedasnacoes.pt

Sem comentários: