segunda-feira, 1 de junho de 2009

O efeito Sócrates...

Faltam poucos dias para as eleições europeias e as sondagens começam a mostrar quais são as intenções de voto dos indígenas dos 27 países da União Europeia. Na Espanha do Bambi Zapatero, grande amigo do presidente do Conselho cá do sítio, é muito natural que o Partido Popular vença as eleições.
.
Na Grã-Bretanha do patético Gordon Brown, também ele da mesma família política do presidente do Conselho cá do sítio, começa a desenhar-se uma derrota histórica do Partido Trabalhista, com uma vitória estrondosa dos conservadores e um resultado impressionante de um partido que detesta a Europa todos os dias, incluindo domingos e feriados.
.
Por cá, é tudo muito diferente. O Partido Socialista do senhor presidente do Conselho, do Vitalinas, do Vital e do Silva continua galhardamente à frente de todas as sondagens. As diferenças para o PSD de Manuela Ferreira Leite variam, mas o primeiro lugar, esse, ninguém o tira ao PS. Por isto ou aquilo, principalmente por aquilo, alguns resultados apontam para o chamado empate técnico entre os dois partidos.
Mas rapidamente aparecem as devidas correcções, para os indígenas perceberem, a bem ou a mal, normalmente a mal, quem manda cá no sítio e principalmente quem é, definitivamente, o grande líder que os salvará da crise, do desemprego, da pobreza, da depressão e de um futuro cada vez mais negro e miserável. E é assim que rapidamente aparecem novas sondagens em que o partido do senhor presidente do Conselho se distancia do PSD e ainda mais rapidamente surgem os politólogos e comentadores do costume a justificar esses surpreendentes resultados dos socialistas.
.
Todos à uma, com a lição muito bem estudada, vêm dizer aos estupefactos indígenas deste sítio cada vez mais mal frequentado que as subidas do PS são provocadas pelo chamado efeito Sócrates. Isto é, sempre que o senhor presidente do Conselho vai berrar e suar a um comício uma parte do eleitorado comove-se e muda o seu sentido de voto mal uma empresa de sondagens o contacta para o telefone fixo.
.
Acontece que o senhor presidente do Conselho não passa a vida fechado no seu gabinete a estudar documentos e a pensar na melhor forma de governar o sítio. Não. O senhor presidente do Conselho cá do sítio não governa, faz propaganda. E nos intervalos prepara a próxima acção de propaganda.
O chamado efeito Sócrates só existe na cabeça dos propagandistas do senhor presidente do Conselho e serve para disfarçar muitas mentiras.
António Ribeiro Ferreira
in CM

Sem comentários: