terça-feira, 23 de junho de 2009

Coisas do Arco-da-Velha...Dois motivos de orgulho nacional...

Somos um povo com fraca auto-estima, com uma espécie de complexo de inferioridade relativamente a outros povos.
Felizmente, porém, que de vez em quando alguém nos recorda que temos por cá motivos de orgulho.Recentemente, dos mais variados sectores, e por vezes do mais alto nível, chegaram apelos ao nosso nacionalismo.
.
O facto de Cristiano Ronaldo, depois de ser o melhor futebolista do Mundo, protagonizar a transferência mais cara de sempre foi elevada pelos média ao nível de um triunfo nacional. A verdade é que ninguém ficou indiferente, desde o ministro do Desporto inglês ao Parlamento espanhol, desde os presidentes da UEFA e da FIFA a treinadores e jogadores, por essa Europa fora. Em regra para dizer mal, invejosos pelo facto de ser portuguesa uma estrela tão de primeira grandeza. Escandalizam-se com os milhões de euros despendidos pelo Real Madrid e pelo facto de Cristiano Ronaldo ganhar 150 mil contos por mês.
.
E eu penso nos infelizes futebolistas que ganham, já não direi metade, mas uns míseros 10% dessa quantia e que, apesar de tudo, e imagina-se com que dificuldades, lá vão fazendo a sua vida com 15 mil contos/mês! Mas é assim a vida, é assim o mundo do futebol - e, polémica à parte, fica-me este consolo: estão a falar de um português e, portanto, devo sentir-me orgulhoso..Pois se até a primeira figura do Estado foi convidada a pronunciar-se sobre esse tema de tanto interesse nacional! E da mesma fonte veio a chamada de atenção para o facto de termos outro português do qual devemos orgulhar-nos: o dr. Durão Barroso.
.
Segundo o PR, não é nada indiferente, bem pelo contrário, a circunstância de ser um português a presidir à Comissão Europeia. Será mesmo uma questão de «interesse nacional». Interesse nacional?! Mas então ele não deve, indiferentemente, defender o interesse de todos «nós, europeus»? Se assim é, que interessa que seja português, ou não?
.
Mas, está bem, se o nosso ego nacional se alevanta por termos esses dois portugueses tão gloriosos, que não seja por falta de apoio meu!
Sérgio Andrade
in JN

Sem comentários: