Em 1980, Lionel produziu canções para o cantor country Kenny Rogers, e em 1981 ganhou muitos prêmios com a canção gravada em parceria com a cantora Diana Ross, "Endless Love", para a banda sonora do filme Amor Sem Fim.
Em 1982 seu primeiro álbum solo intitulado Lionel Ritchie ficou em primeiro lugar durante 1 mês das paradas da Billboard, com os hits “Truly” e “You are”.
O próximo trabalho de Richie, Can’t Slow Down alcançou o topo com o prêmio Diamante da música, representando a venda de mais de 10 milhões de cópias vendidas. Os hits “Hello” e “All night long (All night)” fazem parte desse trabalho.
Em 1984 foi convidado especial para cantar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Los Angeles, e em 1985, junto com Michael Jackson, escreveu o single “We are the world” para o projeto USA for Africa, que tinha como objetivo arrecadar fundos para as famílias vítimas da fome na África.
Em 1986, o single “Say you, say me” foi trilha sonora do filme “While Nights” e alcançou o primeiro lugar das paradas, ganhando o prêmio Globo de Ouro de melhor canção.
Depois de lançar 3 álbuns solo, Lionel Richie decidiu dar um tempo em sua carreira artística. Retorna em 1992 com o lançamento do CD Back to front, mas devido a problemas familiares permanece afastado dos palcos por mais 5 anos. Em 1997 lança “Truly - The Love songs”, uma pequena coletânea de suas músicas românticas que fizeram sucesso durante sua carreira.
Em 2001 lança “Renaissance”, marcando definitivamente seu retorno no cenário musical e artístico. “The Definitive Collection”, lançado em 1983, é uma coletânea de todas canções compostas e gravadas ao longo de sua carreira, incluindo os sucessos da época dos “The Commodores”.
Ele já vendeu mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.Em 2009 lança o album Just Go, com participaçao de Akon na musica Just Go e em Nothing Left To Give, duas otimas músicas.
Índice
1 Discografia
-1.1 Álbuns
-1.2 Singles
2 Filmografia
3 Curiosidades
4 Ligações externas
.
Lionel Richie - Hello
Sem comentários:
Enviar um comentário