segunda-feira, 15 de junho de 2009

Almada Negreiros....foi Pintor, Escritor e Poeta...

Autorretrato
José Sobral de Almada Negreiros (Trindade, S. Tomé, 7 de Abril de 1893Lisboa, 15 de Junho de 1970) foi um artista multidisciplinar, pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista português ligado ao grupo modernista.
Também foi um dos principais colaboradores da
Revista Orpheu
Biografia
Maternidade
Retrato de Fernando Pessoa
.
Canção da Saudade
.
Se eu fosse cego amava toda a gente.
.
Não é por ti que dormes em meus braços que sinto amor. Eu amo a minha irmã gemea que nasceu sem vida, e amo-a a fantazia-la viva na minha edade.
..
Tu, meu amor, que nome é o teu? Dize onde vives, dize onde móras, dize se vives ou se já nasceste.
.
Eu amo aquella mão branca dependurada da amurada da galé que partia em busca de outras galés perdidas
em mares longissimos.
.
Eu amo um sorriso que julgo ter visto em luz do fim-do-dia por entre as gentes apressadas.
.
Eu amo aquellas mulheres formosas que indiferentes passaram a meu lado e nunca mais os meus olhos pararam nelas.
.
Eu amo os cemiterios - as lágens são espessas vidraças transparentes, e eu vejo deitadas em leitos florídos virgens
núas, mulheres bellas rindo-se para mim.
.
Eu amo a noite, porque na luz fugida as silhuetas indecisas das mulheres são como as silhuetas indecisas das mulheres que vivem em meus sonhos.
.
Eu amo a lua do lado que eu nunca vi.
.
Se eu fosse cego amava toda a gente.

Sem comentários: