quinta-feira, 11 de junho de 2009

Jacques-Yves Cousteau...Foi Oficial da Marinha Francesa e um estudioso dos mares...

Jacques-Yves Cousteau (Saint André de Cubzac, 11 de Junho de 1910Paris, 25 de Junho de 1997) foi um oficial da marinha francesa, um dos inventores, juntamente com Émile Gagnan, do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.
Biografia
Suas atividades como mergulhador e pesquisador recebem inúmeras acusações de agregarem pesquisas para o fornecimento de informações privilegiadas para
CIA sobre terreno, fauna e flora dos locais visitados, principalmente da Amazônia, sendo organizada por Silvio Fernandes Barros II.
Ele consquistou o
Oscar em 1956 com o documentário O mundo silencioso, filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. Mas o próprio Cousteau confessa que, em seus primeiros filmes, não tinha nenhum tipo de preocupação ecológica. Golfinhos eram mortos e usados como iscas para conseguir melhores imagens de tubarões. No total, foram quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão.
Em
1965, Cousteau criou uma casa submarina onde seis pessoas viveram por um mês a cem metros de profundidade.

Sem comentários: