O oleiro José Franco, criador da aldeia típica do Sobreiro, em Mafra, faleceu ao início da madrugada de hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 89 anos, disse à Agência Lusa fonte da família.
De acordo com Suzete Franco, filha do ceramista e escultor português nascido a 19 de Março de 1920 no Sobreiro, o falecimento ocorreu às 02:00 de hoje devido a complicações na sequência de uma queda que levou ao seu internamento no hospital.
A mesma fonte indicou que o corpo de José Franco irá ainda hoje para a Igreja do Sobreiro, em Mafra, e o funeral realiza-se quarta-feira para o cemitério daquela localidade.
O artista popular ficou conhecido sobretudo pela criação, em miniatura, de uma aldeia saloia do início do século XX, onde retratou cenas da vida quotidiana e profissões da época protagonizadas por bonecos mecanizados.
Diário Digital / Lusa
1 comentário:
Um grande homem, amante da natureza,do mundo rural, das artes agrícolas, dos ofícios simples, de todos aqueles sem os quais não podemos viver: o hortelão, o leiteiro, o sapateiro, o homem do talho e tantos outros.
Habituei-me desde adolescente a apreciar a obra simples mas também muito completa deste verdadeiro artista.
Descanse em paz que a obra irá lembra-lo sempre.
Enviar um comentário