domingo, 26 de abril de 2009

Bombardeamento de Guernica...Foi há 72 anos...

Guernica é uma pequena localidade no País Basco.
Guernica foi bombardeada pelos nazis em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o que inspirou a Pablo Picasso sua famosa obra "Guernica".
Picasso pintou esse quadro para retratar o estado de Guernica após o bombardeio: restos de pessoas espalhados por todos os lugares
Dizem que os nazi-fascistas foram a Picasso, colocaram o quadro na frente dele e perguntaram: foi você quem fez isso. Ele respondeu: não, vocês fizeram isso, eu só pintei!
Após o fim da Guerra Civil, Picasso permitiu que a obra fosse emprestada ao Museu de Arte Moderna de Nova York, com a condição de que Guernica retornasse à Espanha somente quando a ditadura Franquista caísse.
Em 1981, com a morte do ditador Francisco Franco, a obra voltou ao território espanhol, onde hoje reside no Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.
Actualmente Guernica, tem aproximadamente dezoito mil habitantes.

1 comentário:

zigoto disse...

Talvez quem ainda não tenha compreendido a razão porque escolhi este quadro de Picasso para ilustrar O Cacimbo, fique esclarecido.
Efectivamente, "esta poalha colada à pele já asfixia".
Deus queira que não se repita outra Guernica, com efeitos mais devastadores.
Para isso há que mobilizar a opinião pública e impedir os senhores do dinheiro e da guerra que repitam o mesmo.
Cabe-nos a todos, a todos os cidadãos deste mundo impedir que tal aconteça.
Notem que, até agora, e por mais avassaladora que seja a crise que atira para a miséria milhões e milhões de pessoas por todo o mundo, ainda nenhum governante decidiu acabar com as causas - mais do que bem conhecidas - para terminar com esta situação.
Nenhum deles o fez, ou fará, por serem todos eles responsáveis pelo que está acontecendo.
Também julgam que acabam por se "safarem"...
Disso podem ir tirando o cavalinho da chuva.
Hão-de pagar tudo e sem perdão.