terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína usada para espalhar vírus na Internet

Durante fim de semana foram registados 146 domínios na web com os termos suíno e gripe

Especialistas de segurança na Internet alertaram nesta segunda-feira para o perigo de o tema «gripe suína» transformar-se num vírus informático, fonte de mensagens spam ou fraudes on-line camufladas por e-mails como por exemplo «Salma Hayek está contaminada», refere a EFE.

Segundo o site F-Secure, durante o fim de semana, foram registados 146 domínios na web que contêm os termos «swine» e «flu» (porco e gripe, em inglês), um sintoma de que a doença será utilizada na Internet para diferentes fins, principalmente económicos.

«Um título generalista como «Pandemia de gripe suína» capta a atenção das pessoas, que procuram toda a informação que possam encontrar. Os «atacantes» sabem disso e usam-no para atrair as vítimas», explicou Tony Bradley, analista do Windows Security.

Algo recorrente é a exploração de temas que preocupam os internautas para servir de isco com o fim de conseguir dados pessoais ou dinheiro através de falsas propostas.

Tópicos de e-mail a evitar

O blog da empresa antivírus Mcafee, Mcafee Avert Labs, informou que os e-mails não desejados com o assunto «swine flu» já circulam pela Internet, nalguns casos com títulos que incluem o nome de alguém famoso.

«Salma Hayek tem gripe suína», é um dos exemplos de um desses correios spam, que também utilizam o nome de Madonna para chamar à atenção.

Foram encontradas também mensagens fraudulentas com os anúncios «Primeira vítima americana da gripe suína», «estatísticas da gripe suína nos EUA», «gripe suína no mundo todo» ou «gripe suína em Hollywood».

«Vamos tratar disso», afirmou segunda-feira Dave Marcus, director de Investigação de Segurança e Comunicação da Mcafee Avert Labs ao portal especializado em informática SCMagazineUS.com.

Sem comentários: