sexta-feira, 10 de abril de 2009

Museus vão estar abertos na Páscoa


Instituto dos Museus e da Conservação promove circuitos de obras de arte relacionadas com 'Paixão de Cristo'. Palácio de Queluz e Museu Machado de Castro organizam concertos.

A Fundação Calouste Gulbenkian vai estar fechada no domingo de Páscoa, mas os museus tutelados pelo Estado mantêm a sua actividade normal, ao contrário do que sucedeu entre 1990 e 2006 - com a convocação de greves dos funcionários que garantem a vigilância, num fim-de-semana tradicionalmente marcado pela grande afluência de turistas às principais cidades do País (ver caixa).

"Entre 8 e 12 de Abril, visite os museus do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e fique a conhecer melhor algumas obras de arte relacionadas com esta época e com o ciclo da 'Paixão de Cristo', símbolos de renovação, tal como a Primavera", assegurava ontem o IMC, em comunicado.

Convidando o visitante a "traçar o percurso a seu bel-prazer", o IMC destaca, em Lisboa, obras como Primavera (Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves), Adão e Eva (Museu do Chiado), A Deposição de Cristo no Túmulo (Museu Nacional de Arte Antiga), Panorama de Jerusalém (Museu Nacional de Azulejo) ou Ressurreição de Cristo (Palácio Nacional de Sintra).

Na Região Norte, o IMC sugere visita às obras Cristo Morto no Regaço de sua Mãe (Museu Abade do Baçal, Bragança), Macieira em Flor (Museu Nacional Soares dos Reis, Porto), Pietá (Museu Grão Vasco, Viseu) ou Cordeiro Pascal (Paço dos Duques, Guimarães).

Nestas férias da Páscoa, as actividades do IMC destinadas às famílias e ao público infanto-juvenil decorreram, sobretudo, de 2 a 8 de Abril. Mas o Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, promove hoje o curso Cientista e Historiador no Museu (12 a 16 anos). E amanhã, no Panteão Nacional, uma oficina dará a conhecer a história da bandeira portuguesa a crianças dos seis aos 12 anos (10.00 às 13.00).

No Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, há um atelier de joalharia romana no dia 17. O Soares dos Reis, no Porto, promove uma oficina de representação sobre Henrique Pousão, dia 19. E O Museu Nacional do Teatro, em Lisboa, organiza um jogo de enigmas sobre Shakespeare, a 23 de Abril.

Para o público adulto, o Museu Machado de Castro, em Coimbra, oferece hoje, às 18.00, um recital pelo grupo vocal Ad Libitum; e o Palácio Nacional de Queluz acolhe amanhã, às 17.00, um concerto com a flautista Lídia Serejo.

Quem visitar este fim-de-semana os museus e palácios estatais poderá contar com as exposições patentes, cujo programa está disponível em www.imc-ip.pt.

In DN

Sem comentários: