segunda-feira, 28 de julho de 2008

"A mulher na guerra e nas Forças Armadas"


LIGA DOS COMBATENTES EDITA LIVRO

A Liga Combatentes vai editar em Outubro próximo um livro intitulado “A Mulher na Guerra e nas Forças Armadas”, com base em depoimentos recolhidos.

O livro é dedicado à Mulher Portuguesa, nas duas vertentes que a marcaram nos últimos 50 anos da vida nacional: primeiro, na guerra, como mãe, avó, esposa, viúva, filha, noiva, companheira, madrinha de guerra ou simples confidente; depois, assumindo o seu direito à igualdade e tornando-se militar, contratada ou profissional.

A maior parte desses depoimentos foi publicada no Número Especial da revista COMBATENTE de Setembro de 2005 (n. 333) e depois até Junho de 2007 (n.º 340).

Embora havendo vários inéditos (que também serão incluídos no livro) e, apesar do pouco tempo já disponível, pretende-se enriquecê-lo com novos depoimentos que sejam recebidos até 31 de Agosto, num dos mails indicados:

ribeirosoares.alberto@gmail.com

albribsoares@yahoo.com

Sob o tema “A Mulher na Guerra” pretendem-se testemunhos de Mulheres que viveram a guerra – quer por dentro, nos teatros de operações do antigo Ultramar; ou que a sentiram de longe, por terem alguém mobilizado, familiar ou não – e que pode não ter regressado, ou ter vindo traumatizado.

No tema “A Mulher nas Forças Armadas” pretende-se fazer algo inovador, essencialmente testemunhos na primeira pessoa, de Mulheres que prestam (ou prestaram) serviço num dos três ramos das Forças Armadas, com experiências vividas no país e no estrangeiro, ou que ainda frequentam as academias e escolas militares. Reflectindo, por ex., sobre motivações da escolha, integração num meio tradicionalmente masculino, e outras, como eventuais razões para abandono da carreira, nos casos em que tal tenha já acontecido.

A Liga agradece antecipadamente todas as colaborações que, se possível, não devem ultrapassar duas páginas A4 e podem incluir fotografias (que serão devolvidas logo que utilizadas), solicitando-se o seu envio até 31 de Agosto.

Cumprimentos

Ribeiro Soares

Recebido por email



Sem comentários: