quinta-feira, 24 de julho de 2008

A fisga



Vira o disco e toca o mesmo

Se alguém desconhecia a forma como o capitalismo global tenciona ultrapassar a crise que afecta todas as economias, aí temos o FMI a recomendar a Portugal que consuma menos e poupe mais. Como se sobrasse alguma coisa para poupar…
Isto significa, é claro, que poupe nos salários pagos aos trabalhadores por conta de outrem, começando pelos funcionários públicos, com o conhecido efeito de dominó nas pensões de reforma e no sector privado.
Aliás, estamos a escassos meses da aprovação do orçamento de Estado, e aí confirmaremos que os aumentos ficarão abaixo da inflação, continuando a perda de poder de compra que sentimos há uma década.
Mas com o país a banhos, incluindo governantes e deputados, isso não interessa à comunicação social.
Ao abrirmos os jornais ou sintonizarmos as estações de rádio e televisão, temos mais do mesmo, isto é: o caso Maddie que depois de arquivado passou a ser investigado e relatado ao pormenor em livro transcrito nos jornais, comentado nas pantalhas e discutido nos cafés.
Com menos destaque mas semelhante acompanhamento, ficamos a saber que Esmeralda continuará mais uns tempos com os pais afectivos – até o próximo acórdão confirmar ou anular o último – e que Vale Azevedo também pode dormir descansado em Londres, pelo menos até ao próximo dia 25 de Setembro.
Ah! A propósito, o novo treinador do Benfica não é de modas: fez-nos saber que considera o glorioso adormecido. Quando o tempo refrescar, veremos se consegue acordá-lo.
Álvaro Fernandes

Sem comentários: