domingo, 1 de junho de 2008

UM MUSEU PARA CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE



Tomar: museu do brinquedo

deverá abrir ainda este ano

O presidente da Câmara de Tomar, Corvelo de Sousa, prometeu hoje que o novo museu do brinquedo deverá estar aberto até final do ano, com a oferta de um espólio de milhares de peças.

O espaço museológico vai estar instalado numa das alas do Convento de São Francisco, junto ao actual Museu dos Fósforos, e deverá incluir também uma cafetaria e uma sala de reparação de brinquedos, explicou Corvelo de Sousa, à margem das cerimónias de inauguração da primeira edição do TomarLego.

A iniciativa constitui o ponto alto das comemorações do Dia da Criança em Tomar, mas o presidente da Câmara quer que a cidade seja também uma referência junto dos mais novos, pelo que as obras de adaptação para o futuro museu do brinquedo terão lugar nos próximos meses.

Para tal, a autarquia conta com a oferta de "uma colecção de brinquedos espectacular", com milhares de comboios, carros e bonecos vários, que foram adquiridos, ao longo dos anos, por Batista da Conceição, engenheiro civil que nasceu no concelho mas que vive em Lisboa.


Sem filhos a quem doar aquele espólio, que inclui também centenas de máquinas fotográficas, Batista da Conceição chegou a acordo com a autarquia para ceder os brinquedos de modo a que as novas gerações possam também apreciar.

"Primeiro comecei por comprar máquinas fotográficas na Feira da Ladra" e depois foi a vez dos comboios, datados dos anos 1950 e 1960, recordou Batista da Conceição, que não fala em números concretos, mas confessa ter milhares de peças.

"Eu sempre gostei de brincar, mexer e arranjar", explicou o idoso, 84 anos, que tem a casa repleta de brinquedos.

"Há janelas que não se podem abrir" por causa dos brinquedos espalhados pela casa, exemplificou a sua mulher, Hilda da Conceição, entre sorrisos.

Presente na cerimónia, esteve também a mulher mais velha da Europa, Maria de Jesus, 114 anos, mas a idosa nada disse, limitando-se a apreciar as peças expostas, que incluíam uma grua com mais de três metros ou vários comboios.

"Ela já está surda e como não ouve pouco diz", explicou Maria Madalena, a filha que levou a idosa ao evento, a convite da autarquia local.

Nos últimos meses, Maria de Jesus tem apresentado saúde e vitalidade que levam a filha a estar optimista em relação à comemorações dos 115 anos, em Setembro.

"Ela está bem e vai tudo correr bem, se Deus quiser", resumiu Maria Madalena.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: