sábado, 29 de março de 2008

FEBRE DE SÁBADO À NOITE


Juca, meu Juca

Hoje é Sábado e lá voltei ao casco submerso das minhas recordações esquecidas, agora que a idade já me visitou para ficar.

Numa daquelas noites memoráveis de febre em Sábado à noite - após acompanharmos a casa, antes da uma da madrugada, as colegas que tinham participado numa festa de aniversário - lá fomos, comme d’habitude, até à Ilha do Cabo.

O ritual era conhecido e a multa barata.

Chegados ao quintal, batíamos nos luandos que tapavam dos mirones a rebita, e ouvia-se uma voz grossa:

- Quem está aí?

- São us mininos do liceu – respondíamos em coro.

- E trazem a multa?

- Sim! Claro que trazemos.

- Então podem entrar.

Cumprida a formalidade da entrega do garrafão ao mestre-sala, era um vê se te avias até nascer o sol, que o ritmo convidava à dança e as filhas dos pescadores não se faziam rogadas.
Dessa vez, fazia parte do nosso grupo de rebiteiros um colega alto e magrinho que mais parecia um tira-linhas.

E eis que da roda salta uma dengosa de braços abertos, rebolando-se a preceito:

- Juca, meu Juca, vem dançar comigo...

- Mas eu não me chamo Juca. Sou o Carlos.

- Não és nada. Juca, meu Juca, vem cá...

- Sou o Carlos, já disse!

- Ai Juca, meu Juca, conheço-te bem e gosto mesmo de te fumar.

Só então percebemos a praxadela:

Os cigarros marca Juca eram um verdadeiro mata-ratos compridinho e que tinha mais mortalha do que tabaco.

Agora digam lá que a farrista não a sabia toda.

Sem comentários: