segunda-feira, 7 de julho de 2008

De Espanha também chegam "Bons Ventos"...

Mulheres na política...
.
Era interessante percorrer ontem as páginas de política dos jornais espanhóis El Mundo, ABC e El País.
Como em todos os jornais do mundo, esta é uma secção que costuma ser ilustrada invariavelmente por fotografias de gravatas e fatos escuros (isso continua a acontecer mesmo tendo em conta a recente preocupação dos políticos espanhóis de não usarem gravata por preocupações ambientais).
Ora ontem todas as páginas tinham como foco central, mulheres.
A lista é grande. Leire Pajín, a nova número três do PSOE, jovem e braço direito de Zapatero. María Teresa Fernandez de la Vega, vice-ptresidente do Governo espanhol. Carmen Silva, porta-voz do PSOE no Parlamento.
E as duas candidatas à liderança do PP catalão, Montserrat Nebrera e Alicia Sánchez-Camacho. Além de Rosa Estarás, eleita para o PP das Baleares. E María Dolores de Cospedal, a recentemente eleita secretária geral do PP, alvo de um grande perfil.
Estas são as fotografias de uma mudança.
Com quotas ou sem elas, as mulheres estão a generalizar-se no poder político.
É incrível que seja preciso já se ter dobrado o limite do século XXI para que isto aconteça. E que ainda seja notícia, motivo de espanto, motivo, até, de conversa.
Todos devemos ansiar pelo momento em que escrever editoriais sobre este assunto seja menos que ridículo. Por ser um assunto perfeitamente corriqueiro.
Aqui, do lado de cá da fronteira, onde ainda estamos tão longe, apesar do debute de Ferreira Leite.
in DN

Sem comentários: