quinta-feira, 16 de abril de 2009

Revolução Abril vai ser recordada minuto a minuto no Twitter


Movimento decisivo em que um Esquadrão de Carros de Combate de Cavalaria 7 se rende ao Capitão Salgueiro Maia (o 1º à esquerda nesta foto) no Terreiro do Paço

Os momentos que marcaram a «Revolução dos Cravos» vão ser recordados e recontados minuto a minuto na Internet dia 25 num microblog da rede social Twitter, disse hoje à agência Lusa o mentor da iniciativa.

«E se o MFA [Movimento das Forças Armadas] tivesse uma conta no Twitter, como é que eles relatavam o 25 de Abril?», disse à Lusa Paulo Jacob, técnico de informática português radicado na Irlanda há cinco anos, recordando a conversa que levou à ideia de reconstituir os passos da revolução no Twitter.

Da conversa com José Felício, professor do primeiro ciclo licenciado em Filosofia e também «apaixonado pelas novas tecnologias», os dois amigos naturais do Porto decidiram recorrer ao Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra para reconstituir, com o máximo rigor, a cronologia da revolução.

«Conseguimos uma timeline [linha de tempo] bastante interessante. Com um pequeno programa que estou a fazer, vamos tentar que o Twitter envie mensagens a determinadas horas, correspondentes aos principais momentos do 25 de Abril», explicou Paulo Jacob.

Ao longo de cerca de 24 horas, serão publicados dezenas de «twitts» (mensagens do Twitter), assinalando a hora e minuto que aconteceu cada evento.

«Vamos publicar também links [hiperligações] para o arquivo de som da Universidade de Coimbra, para a leitura de comunicados, para fotografias e para outros documentos», disse.

O primeiro «twitt» será publicado em http://twitter.com/25Abril1974 às 22:00 de 24 de Abril, estando previsto que uma das mensagens iniciais será uma ligação à gravação do momento em que a Emissora Nacional transmitiu a canção de Paulo de Carvalho «E Depois do Adeus», o sinal combinado pelos capitães do MFA para iniciar a revolução.

«Grândola, Vila Morena» será outras das canções a ouvir nesta reconstituição. «No dia 26, a minha ideia é colocar o código fonte do programa e toda a cronologia» no blog http://250474.blogspot.com/, afirmou Paulo Jacob, acrescentando que «a máquina estará ligada para repetir tudo em 2010».

Para os dois amigos, ambos na casa dos 40 anos, esta iniciativa é «uma forma diferente de comemorar o 25 de Abril», contando como foi a revolução através de uma ferramenta muito utilizada pelas gerações mais novas que nasceram depois do derrube da ditadura.

Diário Digital / Lusa

Existe também muita informação no site da Associação 25 de Abril em:

http://www.25abril.org/specific/25abril2/index.html

Sem comentários: