E a ingenuidade de Vital Moreira
Vital Moreira, um prestigiado professor de Direito, na Universidade de Coimbra, aceitou o venenoso convite de José Sócrates para encabeçar a lista do PS às eleições europeias.No passado político de Vital, destaca-se unicamente o seu meritório trabalho na Assembleia Constituinte – enquanto militante do PCP – eleita a 25 de Abril de 1975, e que cumpriu escrupulosamente a sua missão: elaborar e aprovar a Constituição da República, sob a égide do MFA, que transformou a ditadura num Estado de Direito Democrático.
Para além disso, Vital Moreira remeteu-se ao ensino, abandonou os comunistas e ultimamente aproximou-se vertiginosamente de José Sócrates e das políticas praticadas pelo PS nesta legislatura.
Até aí, nada de novo: o que mais existe neste país é gente que muda de opinião, de ideologia e de partido como quem muda de camisa.
Durante esses longos anos, nunca mais teve experiência de política activa, campanhas eleitorais ou cargos dirigentes.
Portanto não perderia tempo em dedicar uma linha que fosse a essa candidatura.
Mas não compreendo o seguinte: a que título Vital Moreira se sujeitou a fazer o frete de ser cabeça de lista a uma eleição que será uma estrondosa derrota para a lista que vai encabeçar, isto é, o PS.
Ele tem obrigação de saber que será exactamente nestas europeias que o eleitorado mostrará um enorme cartão amarelo a Sócrates e ao seu governo. O eleitorado sabe perfeitamente que as europeias são a “feijões”. Os 3% de deputados europeus no parlamento europeu não riscam nada nem contam para o que quer que seja. Além disso, Sócrates – que continua a intitular-se socialista – já afirmou que apoiará a recandidatura de Durão Barroso que, como todos sabemos, será apoiado pela direita europeia.
Inteligente como é, também não compreendo porque se sujeitou a meter a cabeça no cepo.
A jogada de Sócrates é compreensível: pregou uma rasteira a Vital Moreira, face à recusa evidente de qualquer dirigente ou quadro socialista se sujeitar ao enxovalho de uma vergonhosa derrota.
A prova está no confrangedor papel que Vital Moreira fez hoje no programa “Prós e Contras” a que acabo de assistir na RTP.
Espero que já tenha percebido que meteu a cabeça no cepo.
Ainda está a tempo de evitar que lha cortem e se riam da sua ingenuidade. Meta um atestado médico e desista já.
Álvaro Fernandes
3 comentários:
Concordo com esta análise do Zigoto, e a intenção de Sócrates, aos escolher Vital Moreira em vez de um dirigente prestigiado do PS, parece-me simples:
Perdendo a lista de Vital Moreira foi ele e só ele o derrotado, não tendo o PS nada a ver com isso.
Mas se, por obra e graça do Espírito Santo a derrota não for tão estrondosa como se espera, então o PS ganhou e teve a clarividência de acertar na escolha co cabeça de lista.
O prof Vital Moreira não passa neste momento de um professor distraído a quem o PS pregou uma grande rasteira. Não tarda acorda e... provavelmente já será tarde para ele ,e felizmente para nós, com uma estrondosa derrota. Daqui a um ano já ninguém falará de semelhante sumidade como candidato às europeias mas eu não esquecerei a triste figura de ontem ao deixar-se socar que nem saco de boxe por todos os quadrantes políticos presentes no Prós e Contra.
Se pensarmos bem, o Senhor Sócrates já vem demonstrando estes seus dotes faz tempo. Se recuarmos um pouco e pensarmos que ele apoiou o Mário Soares, que toda a gente sabia que não iria ganhar; tirou o tapete ao Manuel Alegre, porque lhe é incomodo e, sem apoiar tácitamente, ajudou a levar para Belém o Senhor Silva que, excluindo uns episódios "do faz de conta", tem estado com ele. Isto, de facto vem provar, ele até nem precisava das mentiras, que para estes joguetes e estes dribles, não é preciso ser-se Engenheiro ou Doutor! Basta ter a tal esperteza!
Enviar um comentário