terça-feira, 14 de abril de 2009

Lançado apelo à convergência de esquerda nas autárquicas


Mais de 200 pessoas dizem que é «uma vergonha» ter a direita à frente da Câmara de Lisboa

Pelo «rigor, transparência, responsabilidade e empenho» na Câmara de Lisboa, mais de 200 pessoas defendem numa petição, esta segunda-feira lançada, uma convergência de esquerda nas eleições autárquicas, contra «a vergonha» de ter a direita à frente da autarquia, avança a Lusa.

A petição «Apelo à Convergência de Esquerda nas Eleições para Lisboa» foi, esta segunda-feira, apresentada numa sala com diversas personalidades ligadas ao PS, PCP, Bloco de Esquerda, entre as quais o vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes, eleito pelo BE, além de individualidades do meio artístico e cultural.

A petição pode ser subscrita na Internet através do endereço www.petitiononline.porlx/petition.html.

O objectivo da iniciativa é, através de uma lista que faça convergir partidos e movimentos de esquerda, «possibilitar que a Câmara de Lisboa prossiga a necessária rectificação financeira e organizativa» e «construir uma cidade que retome a sua força de atracção de novos residentes, cada vez mais atirados para a periferia», disse Paulo Fidalgo, presidente da Associação Política de Renovação Comunista, um dos promotores da petição.

Apesar de o PCP ter rejeitado reiteradamente nos últimos dias a possibilidade de uma coligação pré-eleitoral, alegando que apenas avança para as eleições no quadro da CDU, com o Partido Ecologista «Os Verdes», os promotores da iniciativa defendem que ainda há tempo para estabelecer acordos.

António Costa, talvez

Os promotores da petição que defende uma convergência de esquerda, nas eleições para a Câmara de Lisboa, admitiram também que uma futura lista resultante dessa coligação possa ser liderada pelo actual presidente da autarquia, António Costa (PS).

Paulo Fidalgo reconheceu ser «natural» que o cabeça-de-lista «numa solução de convergência» surja da força política mais forte, ou seja, o PS.

«Dificilmente o PS prescindirá de uma posição de liderança numa lista», admitiu, acrescentando que «há outros aspectos» que podem ser negociados, como «a distribuição de lugares e a questão do programa».

Também o vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes, presente no lançamento da petição, considerou que «faz todo o sentido» António Costa encabeçar a lista, lembrando que o PS é o partido mais votado em Lisboa.

In Portugal Diário

Sem comentários: