sexta-feira, 3 de abril de 2009

Agostinho da Silva partiu há 15 anos

Capa do 3º número da revista Nova Águia, a lançar hoje



Agostinho da Silva em debate 15 anos após a sua morte


O legado de Agostinho da Silva estará em debate esta sexta-feira, dia 3 de Abril, num colóquio organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e em que participarão, entre outros, Adriano Moreira e António Braz Teixeira.
Organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e pela Associação Agostinho da Silva, o colóquio - «O legado de Agostinho da Silva: quinze anos após a sua morte» - tem agendadas diversas sessões ligadas aos estudos desenvolvidos pelo filósofo.
Renato Epifânio, docente do Departamento de Filosofia da FLUL, parte da Direcção da Associação Agostinho da Silva e um dos organizadores do colóquio, reconheceu à Lusa a dificuldade em centrar o legado de Agostinho da Silva «num só campo».
«Agostinho da Silva teve um pensamento complexo com múltiplas facetas», analisa.
Numa visão «mais pessoal», o docente descreve o «sentido de uma consciência lusófona» como o legado maior deixado pelos estudos de Agostinho da Silva, particularmente no que refere ao seu impacto enquanto «um dos mentores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)».
Segundo o organizador, o colóquio a realizar sexta-feira tem «diversos objectivos diferentes».
«Do ponto de vista científico - assinalou - será apresentado o portal de Internet 'Agostinho da Silva', onde irão estar disponíveis algumas obras completas de Agostinho da Silva».
Outra das iniciativas será a apresentação do terceiro número da «Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI», com «Agostinho da Silva em destaque», indicou ainda.
Agostinho da Silva, referenciado como um dos principais intelectuais portugueses do século XX, nasceu no Porto em 1906, tendo vindo a falecer em Lisboa em 1994, aos 88 anos de idade.
O colóquio «O legado de Agostinho da Silva: Quinze anos após a sua morte» decorre a partir das 10:00 no Anfiteatro I da FLUL e terá ao longo do dia participações de Adriano Moreira, António Braz Teixeira, Paulo Borges e Manuel Ferreira Patrício, entre outros.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: