quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Governo já em campanha...

No reino da hipocrisia!
.
É pura hipocrisia ouvir Sócrates virar-se para Heloísa Apolónia e dizer que o PS vai rejeitar a sua proposta de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo porque isso … não consta do programa do PS e do Governo.
Se estivéssemos no início do mandato ainda a desculpa podia ter alguma sustentação. Mas usar esse pretexto depois de passar quase quatro anos a deitar para o caixote do lixo os seus grandes compromissos, ultrapassa o que de pior se imaginaria neste Governo.
E, ou muito me engano, ou iremos assistir a mais um acto de suprema hipocrisia, agora a propósito da "2ª fase" do metro do Porto.
Depois de dois anos a marcar passo - em que nem sequer se concluíram dois troços da rede, pouco mais de 700 metros de linha -, é provável que o Governo anuncie agora mais uma das suas "grandes notícias" para a Área Metropolitana. Por estes dias, virá quase seguramente dizer que vão avançar as linhas da Boavista/Matosinhos e Sª da Hora/Hospital S. João. Irá fazê-lo como se fosse coisa nova ou decisão recente, qual "padrinho" que finge distribuir prendas aos eleitores portuenses mas esconde que tudo já fora pomposamente combinado e assinado em Maio de 2007!
Se o Governo tivesse pingo de vergonha deveria pedir desculpa pela paralisação a que votou o metro do Porto; viria dizer que (para além da ligação a Rio Tinto, adjudicada há apenas alguns dias), deveriam estar já em concurso - no máximo desde Junho - as empreitadas da Trofa e da linha Boavista/Matosinhos; viria reconhecer o falhanço do "concurso global da 2ª fase" e dizer que ia lançar um outro, conjunto, para a 2ª ligação a Gondomar e a extensão de Sto. Ovídio a Laborim.
O Governo deveria antes apresentar-se com a corda na garganta em vez de trazer foguetes para tentar fazer a festa fora de tempo, confirmando apenas o que já consta de um "memorando de entendimento" com 16 meses!
Só que o Governo ultrapassou todos os limites do decoro, está já em plena campanha eleitoral.
Honorio Novo
in JN

Sem comentários: