sábado, 18 de outubro de 2008

Educação - Acção de formação para 200 professores...

Professores aliciados a dançar e a cantar
.
Os professores coordenadores da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), envolvidos nas jornadas de formação ‘À descoberta do Magalhães’, foram aliciados a participar na criação de músicas e peças de teatro, com a realização de um sorteio de quatro computadores ‘Magalhães’.
Quem o garante é Paulo Carvalho, um dos professores presentes na acção de formação promovida, em Coimbra, pelo Ministério da Educação, e na qual participaram 200 professores.
"Uma das formadoras americanas disse que quem não participasse nas actividades da formação não ia poder ganhar um dos quatro computadores ‘Magalhães’ que estavam a sorteio", revelou ao CM Paulo Carvalho, para quem a formação não serviu de nada: "Não vou replicar nada daquela formação aos meus alunos. Vou ensinar-lhes o pouco que sei e da forma que sei, pois não aprendi nada de novo naquela formação."
Além desta situação, Paulo Carvalho dá conta da existência de formadores norte-americanos que não se expressavam em português. "Eram pessoas da INTEL que não falavam português.Existia uma senhora a traduzir, mas é claro que nestas condições as dificuldades de comunicação eram muitas", acrescentou.
Confrontada com esta situação, fonte do gabinete de comunicação do Plano Tecnológico da Educação (PTE), responsável por estas acções de formação em parceria com o Ministério da Educação, esclareceu que "os formadores seleccionados são especialistas das empresas INTEL, Microsoft e Caixa Mágica, os quais desenvolvem a sua actividade em Portugal, EUA e Brasil, tendo contudo sido assegurada a tradução por interpretes profissionais em todas as sessões que não decorreram em português".
A mesma fonte desvaloriza as críticas de Paulo Carvalho, sublinhando que "estas jornadas envolveram um total de 800 professores coordenadores".
Parte da acção de formação realizada a 25 e a 26 de Setembro, em Coimbra, acabou colocada na internet no blogue do professor Paulo Carvalho que a classifica de "completamente ridícula".
No vídeo disponibilizado é possível ver-se um conjunto de professores a cantar "esta vida de marinheiro", com letra adaptada ao computador ‘Magalhães’.
Num outro blogue, do professor Paulo Guinote, são colocados outros vídeos de professores envolvidos nas mesmas acções de formação. Aí, o repertório musical vai da adaptação de ‘Grândola’ a ‘Malhão’. "Quando recebemos formação de um manual, não nos colocam a cantar", referiu Paulo Guinote.
Magalhães, O Pagode Português!

Sem comentários: